A Regional Central realiza Conferência no Oscar Niemeyer

Acontece hoje, dia 08 de setembro de 2015, no Centro Cultural Oscar Niemeyar (CCON), a Conferência da Regional Central que abrange 15 municípios. A ideia é promover o debate e fazer proposições para o fortalecimento e defesa do Sistema único de Saúde (SUS), com foco na redução das desigualdades sociais e promoção da qualidade de vida das pessoas.

As conferências Municipais, Regionais e Estadual são Etapas da 15ª Conferência Nacional de Saúde e têm objetivos voltados para a melhoria da Política de Saúde, além de contarem com a articulação e a mobilização de segmentos organizados da comunidade para buscar a efetivação e ampliação da Participação e do Controle Social.

Nos debates, foi enfatizada a necessidade de se reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, ou seja, a saúde como direito humano, a universalidade, a integralidade e a equidade do SUS como bases essenciais para o aperfeiçoamento das políticas de saúde, a redução das desigualdades sociais e territoriais, como mecanismo de construção da justiça social, na forma prevista na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

Os desafios políticos relacionados à promoção e à proteção da saúde são da mesma natureza dos desafios da atenção, porém com algumas particularidades. A principal delas é o fato de que muitas das políticas de promoção e proteção possuem uma trajetória própria, algumas inclusive são anteriores ao próprio SUS (PNI, SISLAB, FUNASA etc.), outras ainda embrionárias.