Profissionais da SUVISA recebem treinamentos visando saúde e qualidade de vida

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT realizada para os profissionais da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA/SES) teve objetivo de orientação e reflexão quanto à segurança e qualidade de vida dos servidores que buscam a preservação da vida e a promoção da saúde no trabalho. O evento sob a responsabilidade da CIPA/SUVISA foi realizado no auditório do Conselho Estadual da Saúde, e teve palestras com profissionais de diversas áreas da saúde, dança circular, sorteio de brindes e interação dos participantes.

A SIPAT teve as participações do Superintendente da SUVISA João Ferreira de Morais e da gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Edna Covem e da presidente da CIPA Maria Rita Antônia de Freitas. Entre os palestrantes estavam os médicos Wesley Medeiros com 20 anos de atuação no SUS, integrante da equipe do Centro Cárdio UTI Aérea, e gestor de unidade de emergência de Aparecida de Goiânia e, Paulo César Ribeiro Gomes, que falaram sobre a Saúde do Homem, e Saúde Mental no Trabalho. A enfermeira Nara Borges falou da arte da convivência no trabalho e relações interpessoais; a coordenadora de Vigilância de Violência e Acidentes Maria de Fátima Rodrigues explanou sobre situação atual das violências e vida no trânsito. A equipe da Coordenação de Promoção da Saúde apresentou temas como Academia da Saúde, Tabagismo, Promoção da Saúde – Cidade Sustentável e Dança Circular.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é regulamentada pela norma nº 05 e Portaria nº 3.214 do Ministério do Trabalho com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção de saúde do trabalhador. “No entanto, a efetivação desse objetivo dependerá essencialmente do comprometimento e participação dos empregados e do empregador” alerta Maria Rita Antonia de Freitas, presidente da CIPA/SUVISA.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes é uma das atividades obrigatórias para todas as CIPAS, anualmente, “onde é possível detectar diversas necessidades do órgão que possam ser supridas”, pois “é voltada para orientação e reflexão quanto à segurança e qualidade de vida dos funcionários”.

Maria do Rosário Mesquita

Assessoria de Imprensa/SUVISA