Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas

O Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas (OMSH) foi criado pelo governo do Estado de Goiás por meio do Decreto n. 7653 de 26 de junho de 2012.

O OMSH é um trabalho desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestruturas, Cidades, Meio ambiente e Assuntos Metropolitanos (SECIMA) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), através do Programa Educando e Valorizando a Vida (EVV).

Os principais objetivos do Observatório são:

• contribuir para a redução da morbimortalidade pelos acidentes de transporte terrestre;
  • favorecer uma mobilidade urbana sustentável e promover educação para um trânsito mais seguro.

Missão: Gerar subsídios técnicos aos gestores estaduais e municipais por intermédio de estudos, pesquisas, projetos e assessoria, visando à implementação de uma mobilidade urbana sustentável nas cidades

Visão: Ser um observatório de referência nacional em políticas públicas voltadas para a implantação de uma mobilidade urbana sustentável, melhoria da qualidade de vida e da saúde

Valores: “ Sustentabilidade; Cidadania; Qualidade de Vida; Trabalho em equipe; Saúde; Segurança; Preservação da Vida.

Confira a agenda de ações do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas.

Ações desenvolvidas

• Seminários Municipais - No ano de 2012, foram realizados 22 seminários municipais nas cidades contempladas pelo OMSH, que objetivaram divulgá-lo e sensibilizar os gestores das áreas da saúde, trânsito, instituições afins, associações e mídia local quanto à necessidade de atuar na segurança do trânsito com a intenção de reduzir a morbimortalidade por acidente de transporte terrestre.
  • Seminário Estadual de Saúde e Trânsito - Em 2013, em Anápolis, aconteceu o I Seminário de Saúde Pública e Trânsito e, no ano de 2014, em Goiânia, foi realizado o II Seminário de Saúde Pública e Trânsito. Eventos que envolveram profissionais representantes das áreas da saúde, trânsito e meio ambiente dos 22 municípios prioritários, com participação de palestrantes do estado de Goiás e de outros estados brasileiros.
  • Participação no comitê VIDA NO TRÂNSITO – O OMSH participa do grupo de análise dos acidentes de trânsito na região metropolitana de Goiânia. Grupo que conta com representantes de diversas áreas, como, por exemplo: SAMU, Polícia Técnico - Científica, DNIT, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde. O Projeto Vida no Trânsito é gerido pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
  • Saúde e Segurança da Estrada – Operações realizadas em parceria com o 15º Comando Regional de Polícia Militar - comando de policiamento rodoviário, SEST/SENAT, HEMOCENTRO, SPAIS e Hospital da PM nas rodovias goianas, visando avaliar as condições de saúde do condutor e sensibilizá-los quanto à importância da relação entre a saúde e a segurança na estrada. Consiste em paradas (blitz) educativas e preventivas com oferta de serviços de saúde gratuitos, como aferição de Pressão Arterial, Avaliação de Índice de Massa Corporal, Testagem de Acuidade Visual, Teste de Glicemia Capilar, Tipagem sanguínea, orientações sobre alimentação saudável, malefícios do tabaco, DST/AIDS, perigos da associação álcool/drogas e direção, realização de exercícios de alongamento voltado para suas práticas laborais, dentre outros. Vários são os fatores de risco para os acidentes de trânsito na estrada: excesso de velocidade, ultrapassagem indevida, sonolência, problemas de saúde, como vertigem ou mal estar em decorrência da alteração nas taxas de diabetes ou pressão arterial e diminuição da acuidade visual. Em 2014 foram realizadas 8 edições com atendimento de 980 caminhoneiros e devido ao sucesso dessas ações, em 2015, os eventos continuam com previsão para mais 8 edições.
  • Atividades Pedagógicas – Em 2014, através da UEG/EVV, foram realizadas em escolas estaduais, concursos de redação e arte com os temas de saúde, mobilidade e trânsito. Para 2015 estão previstos novos concursos a partir das oficinas de produção textual.

Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas do Estado de Goiás

End: Av. 136, nº 960, 11º andar, Ed. Executive Tower. Setor Marista, Goiânia