Hemu alerta para equilíbrio emocional, pela campanha Janeiro Branco

Objetivo da atividade promovida plo Hospital Estadual da Mulher é chamar a atenção para a importância de cuidar da saúde mental e buscar equilíbrio diante dos desafios da vida

Colaboradores do HEMU assistem à palestra, no auditório da unidade, pelo Janeiro Branco

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes a 2022 mostram que quase 1 bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental. Com o intuito de valorizar a importância dos aspectos psicológicos, foi criada a campanha Janeiro Branco, cujo objetivo é mobilizar a sociedade em prol da saúde mental.
 
Diante de um assunto tão importante, o Hospital Estadual da Mulher (Hemu) promoveu, na sexta-feira (27/1), a palestra É sobre saúde mental e saúde mental também é sobre você, ministrada pela psicóloga da unidade do Governo de Goiás, Nayara Moreno.
 
Organizado pelos setores de psicologia, Núcleo Hospitalar de Epidemiologia e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), com apoio dos recursos humanos do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que administra o Hemu, o evento abordou sobre o Janeiro Branco, que traz como tema deste ano A vida pede equilíbrio.

Estar em pleno equilíbrio com a saúde física, mental e social, segundo a OMS, resulta no perfeito bem-estar, o que reflete no âmbito pessoal e profissional de cada um.
 
Com uma apresentação criativa e lúdica, Nayara utilizou-se de um vídeo da comediante Cida Mendes (Concessa) e tirinhas de quadrinhos e música. A psicóloga explicou o porquê de a campanha que envolve saúde mental ser em janeiro. Trata-se de um mês marcado pela cultura do recomeço, da renovação. A cor branca também foi escolhida por simbolizar o recomeço. É como uma tela em branco, onde se pode pintar e escrever o que quiser.

Adoecimento emocional
Nayara falou sobre como o emocional pode afetar a saúde física, as doenças relacionadas às emoções e a importância da prevenção ao adoecimento emocional. Incentivou os colaboradores a cuidarem da saúde mental, deu orientações sobre como combater a depressão, a ansiedade e o estresse e como ter um equilíbrio entre mente e corpo. "É necessário prestar atenção ao que a mente está precisando e cuidar dela assim como cuidamos do nosso corpo.”
 
De acordo com a profissional, alguns hábitos, como estabelecer limites, ter um hobby, adotar um ritual de autocuidado diário ou semanal, como yoga, meditação, psicoterapia, praticar esporte, relaxar, entre outros, podem fazer a diferença. “Quem cuida da mente cuida da vida. Proteja a sua mente e a sua mente o protegerá.”, destacou a psicóloga.
 
A colaboradora Adonizete Soares achou importante o esclarecimento e as orientações. “Muito bom a forma como o assunto foi apresentado. Nos ajuda a tomar mais consciência sobre nossa saúde mental”, pontuou.
 
“Nosso objetivo é informar aos colaboradores do Hemu que precisamos estar atentos a nossa sanidade mental e aprender a trabalhar nossas emoções e sentimentos. Também mostrar que é muito importante procurar ajuda de um profissional, caso necessite de ajuda”, frisou a coordenadora da psicologia, Ana Luiza Assis.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.