Crer realiza formatura da 19ª turma do Programa de Aperfeiçoamento Profissional

De acordo com diretoria-geral da unidade do Governo de Goiás, o foco do programa é transmitir experiência que os profissionais têm obtido ao longo dos anos

Formandos do Programa de Aperfeiçoamento Profissional do Crer recebem certificado de conclusão

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou, na quinta-feira (26/1), a cerimônia de formatura da 19ª turma do Programa de Aperfeiçoamento Profissional da unidade do Governo de Goiás. O diretor-geral, Válney Luis da Rocha, destacou o momento de glória que é concluir mais um ciclo de formação profissional no Crer.

“Nossa instituição, desde o início de suas atividades, em 2002, sempre teve em seu DNA uma responsabilidade com ensino e pesquisa, prestando assistência de qualidade à pessoa com deficiência fundamentada em estudos constantes”, avaliou o diretor-geral. E reforçou o propósito da Agir e do Crer, que é cuidar de vidas com excelência.

“Se nós temos esse compromisso com a população, nós vamos cuidar de cada paciente da melhor forma. Quando o usuário chega ao Crer, muitas vezes ele tem a percepção de que aqui é sua última expectativa de superação do seu problema. Então, vejam a nossa responsabilidade nisso. Por isso, nós precisamos desenvolver cada vez mais essa área de aprendizado, aprimorando nossos processos assistenciais.”

O médico agradeceu a cada aperfeiçoando pela troca de conhecimento com a equipe do Crer. “Deixo os cumprimentos de toda a diretoria a essa turma de profissionais, e que vocês possam levar não apenas o conhecimento técnico que adquiriram aqui, mas todos os valores que fazem parte da nossa instituição.”

Aperfeiçoamento profissional
O diretor de Ensino e Planejamento da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), J. Antônio Cirino, destacou que o Programa de Aperfeiçoamento Profissional tem o foco de transmitir a experiência que todos os profissionais da organização social que administra o Crer e unidades têm obtido ao longo dos anos com a construção de boas práticas e processos de qualidade e segurança.

“Nosso objetivo é formar mais profissionais para atuarem na saúde pública e, com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) ganha muito, justamente porque nós conseguimos compartilhar e transmitir conhecimentos e experiências de processos seguros e de qualidade que nós temos obtido no Crer.”

“Esta é uma oportunidade única para quem aprende, mas é sempre uma oportunidade para nós, enquanto equipe Agir/Crer, de ensinar, porque quando a gente compartilha conhecimento, nós também conseguimos aperfeiçoar os nossos processos”, afirma o diretor da Agir.

Experiência fantástica
Para a farmacêutica Natasha Queiroz de Oliveira, o curso de aperfeiçoamento foi uma experiência fantástica porque foi uma oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento que ela havia adquirido durante a graduação.

“Esse curso foi muito importante para minha formação, porque eu trabalhava em uma área totalmente diferente, que era o setor industrial, e não tinha experiência na área hospitalar, mas sempre tive muita curiosidade. Aqui, no Crer, eu pude perceber que eu posso fazer essa conexão entre as duas áreas, por meio do setor de qualidade, que é um campo novo e muito importante para ambos”, afirmou.

A enfermeira Cássia Tavares Ziminiani também viu no Programa de Aperfeiçoamento do Crer a possibilidade de obter experiência na área hospitalar. “Eu não conhecia o programa, e soube do curso por uma colega. Para mim, foi uma oportunidade única. Eu tinha acabado de sair da faculdade e precisava muito de algo que fosse me agregar conhecimento e, principalmente, prática. Então, esses seis meses no Crer foi um período de muitas experiências e me possibilitou crescer muito como profissional”, disse.

Thalita Braga (texto e foto)/Agir