HCN é primeiro hospital da rede estadual a ter centro de oncologia

Unidade do Governo de Goiás em Uruaçu conta com equipe de especialistas multiprofissionais e oferece serviços de diagnóstico e tratamento gratuito a pacientes com suspeita de câncer

HCN conta com 22 poltronas leito em duas salas, para conforto dos pacientes na quimioterapia

Inaugurado em junho de 2022, o centro de oncologia do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) é a primeira unidade da rede de saúde estadual destinada ao tratamento de pacientes com câncer. O espaço dispõe de 21 leitos de internação, ambulatório com consultório e quimioterapia, equipamentos de última geração e equipe voltada ao atendimento dessa especialidade, para tratamento clínico e cirúrgico.

O centro oncológico da unidade do Governo de Goiás em Uruaçu tem capacidade para realizar até 750 sessões de quimioterapia por mês. O espaço conta com decoração personalizada e 22 poltronas leito separadas em duas salas, que garantem o conforto do paciente durante suas sessões. O centro conta também com o atendimento humanizado de diversos profissionais, proposta que permeia todo o hospital. 

Recentemente, a paciente Sebastiana Xavier completou mais uma sessão de quimioterapia na ala de oncologia do HCN, e ressaltou a importância da unidade de saúde no tratamento do câncer na região norte de Goiás. Mãe de dois jovens, de 13 e 18 anos, ela se mostra muito esperançosa com o tratamento iniciado em dezembro de 2022. "Poder tratar-se aqui reduz os gastos e as viagens cansativas para grandes centros, como Goiânia”, diz Sebastiana.

Tratamento individualizado
Com equipe multiprofissional, o hospital oferece tratamento individualizado para cada paciente e disponibiliza também serviço social, além do acompanhamento do médico oncologista. “Com cuidado centrado no paciente e em sua família, promovemos oficinas e palestras para que todos entendam os cuidados necessários para tratamento intra e extra-hospitalar. Aqui, tudo é realizado com dedicação e foco na recuperação de nossos pacientes”, afirma Marcelo Ramos, gerente assistencial do HCN e representante do centro de oncologia.

A unidade também se preocupa em garantir um tratamento que permeia a saúde mental de pacientes e familiares, incluindo psicólogo e assistente social. "E a equipe de nutrição auxilia orientando uma alimentação que reduz a toxicidade dos fármacos aplicados durante o tratamento, ensinando como preparar adequadamente um alimento, evitando intoxicação alimentar e infecções”, acrescenta Marcelo, sobre o complemento desse cuidado.

Outro grande diferencial do HCN é ter estrutura para receber pacientes encaminhados com suspeita de câncer e realizar os exames necessários para investigar desde os primeiros sintomas. Ou seja, a unidade realiza o tratamento oncológico do início ao fim, de forma gratuita, seguindo os princípios do SUS, atendendo pacientes com biópsia confirmada e também aqueles que precisam realizar o diagnóstico, além dos pacientes que estão na etapa de cuidados paliativos.

O hospital ampliou os serviços do centro de diagnósticos, para realizar, de maneira rápida e precisa, exames como biópsias por punções guiadas, com apoio de ultrassonografia e tomografia, além de endoscopia por vias urinárias. O espaço conta ainda com o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico, que acelera o tempo do diagnóstico para começar o tratamento o quanto antes. O atendimento prevê oncologia clínica, cirurgia oncológica, coloproctologia, ginecologia, urologia e mastologia.

Espaço humanizado
Além dos equipamentos de ponta, o HCN visa garantir atendimento e recepção humanizados para os pacientes e seus acompanhantes. O centro oncológico do hospital dispõe de espaço específico para os familiares, salão de beleza e oficinas de maquiagem, tudo para garantir o melhor acolhimento durante o tratamento.

A paciente Isolete Alves da Mata, de Alexânia, completou este mês mais um ciclo do seu tratamento contra o câncer no centro de oncologia do HCN. Ela e a filha Clara destacaram a qualidade do atendimento e a atenção que receberam de toda a equipe durante o tratamento.

De acordo com Marcelo Ramos, a presença do acompanhante durante o processo é de extrema importância. “Nossas atenções também estão voltadas para atender às necessidades dessas pessoas dentro do hospital, sempre orientando, treinando e direcionando. Sabemos que eles se tornam a referência do paciente com câncer e que, sem eles, muitas vezes, o paciente pode se deprimir e até pensar em abandonar o tratamento”, completa o gerente. 

O hospital conta também uma unidade de internação específica para recuperação dos pacientes oncológicos, que é utilizada para acomodá-los em caso de procedimentos cirúrgicos relacionados ao seu tratamento.

O agendamento na oncologia do HCN pode ser realizado para pacientes que já têm diagnóstico confirmado ou aqueles que necessitam definir seu diagnóstico. O ambulatório conta com oncologista presente de segunda à sexta-feira, atendendo toda população da região norte do Estado de Goiás. Entre em contato para mais informações sobre a oncologia, no telefone 62 3121.5418 e acompanhe o grupo de saúde de Uruaçu em https://bit.ly/3kIL1xu

Victor Weber (texto e foto)/Imed

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.