Análise e tratativa de notificações são temas de treinamento no Crer 

Capacitação faz parte do Programa Qualidade na Prática e é voltado para líderes que desempenham essa função na unidade do Governo de Goiás

Colaboradores do Crer reunidos durante capacitação do Programa de Qualidade na Prática

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) por meio da Gerência da Qualidade da unidade do Governo de Goiás (SES-GO), realizou, nos dias 23, 25 e 27 de janeiro, mais um treinamento do Programa Qualidade na Prática.

A capacitação foi realizada pela analista da Gerência de Qualidade, Juliana Carvalho, em parceria com a supervisora de Treinamento e Desenvolvimento do Crer, Priscila Brito, com o tema Análise e Tratativa de Notificações com Lideranças, voltada para profissionais que dsempenham essa função. 

O Programa Qualidade na Prática foi criado em 2022, com o objetivo de instrumentalizar os profissionais da instituição quanto às ferramentas da qualidade e de gestão adotadas pela instituição, como o Interact.

Juliana explica que o primeiro tema do ano tem como objetivo fortalecer e instrumentalizar os líderes quanto à realização de análise de causa dos eventos notificados, planos de ações e na abordagem aos colaboradores para tratar das notificações.

“Nós criamos um cronograma, com um tema por mês, para realizar o treinamento dos colaboradores, e foi um sucesso. Dessa forma, decidimos manter o formato em 2023, com uma nova programação, com intuito de aprofundar os temas e atualizar a equipe sobre novas ferramentas”, afirma. 

Notificações 
Durante o treinamento sobre análise e tratativas de notificações, Priscila orientou formas de abordagem conforme o perfil de cada colaborador, pontuou situações em que o setor de recursos humanos pode ser acionado para conduzir conflitos, e destacou o papel dos líderes para garantir um bom relacionamento no ambiente de trabalho. “Quando nós fazemos essas abordagens com respeito, nós minimizamos casos de incidentes e erros, e ainda valorizamos os nossos profissionais."

A supervisora destacou que processos que já estão implementados na instituição devem ser reforçados e melhorados com a equipe. “Muitas pessoas novas se juntaram às nossas equipes em 2022 e não têm a prática de fazer ou receber uma FCM (Ficha de Contribuição de Melhoria), que pode relacionar informações sobre incidentes, elogios, entre outros aspectos que podem ser melhorados nas atividades do colaborador dentro da instituição. Dessa forma, essas tratativas precisam de uma atenção especial do gestor com objetivo de minimizar erros e garantir que o paciente seja tratado com muita qualidade”, reforçou Priscila.

Para a coordenadora médica de internação do Crer, Rhaisa Ghannam, o Programa Qualidade na Prática tem impactado muito na sua liderança em relação ao desenvolvimento de habilidades e ampliação do conhecimento técnico. “Esse tipo de treinamento alimenta o sentimento de que a organização em que trabalhamos se importa com nosso crescimento e oferece suporte para prestarmos uma assistência com maior qualidade”, disse.

Thalita Braga (texto e foto)/Agir

 

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