Pacientes do Juarez Barbosa podem agendar atendimento digital e também presencial
Tecnologia é grande aliada para facilitar a retirada de medicamentos na central estadual, onde renovação do cadastro deve ser realizado via Portal Expresso, plataforma do Governo de Goiás
“Eu jamais teria condições de comprar esses medicamentos. Literalmente, salvaram a minha vida”. O comentário é da aposentada Maria Marlei de Araújo, paciente que há 15 anos recebe medicamentos do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac). A unidade se tornou pioneira no País quando o assunto é plataformas digitais na abertura e renovação de processo para retirada de medicamentos.
O sistema começou a ser testado em agosto do ano passado e, para a população em geral, a plataforma ficou disponível em dezembro. “O uso da plataforma foi definido para proporcionar celeridade no processo, maior comodidade e autonomia ao paciente e diminuir o fluxo de pessoas na unidade”, comenta o diretor-geral da unidade, Roney Pereira Pinto.
A unidade registra 178 mil pacientes cadastrados e, diariamente, são mais de 1,3 mil pacientes buscando medicamentos. Com esse novo procedimento, o paciente cadastrado na Cemac terá condição de renovar o processo em casa ou em qualquer outro local onde estiver, pelo celular ou pelo computador.
Se o usuário tiver dificuldade de conseguir renovar via plataforma, ele pode agendar uma data para ter o atendimento presencial (clique AQUI e tenha acesso ao link de agendamento). Outra informação importante é que, quando o paciente procura a unidade e é constatado que o medicamento está perto de acabar, a Cemac atende esse paciente de forma a garantir que não haja descontinuidade do tratamento.
Renovação
O processo de renovação deve ser feito a cada 6 meses, conforme portaria do Ministério da Saúde. Todo o material deve ser inserido na plataforma, por meio do Portal Expresso, acessando o link abrir.link/portalexpresso, na opção solicitar/renovar para a solicitação da renovação.
Nesse momento, devem ser informados CPF, data de nascimento, número do processo que identifica o cadastro do paciente na unidade e o número do protocolo – autorização de revalidação do tratamento por um período de tempo. Após o envio da documentação, o paciente pode acompanhar o andamento do processo no próprio site, na função “Acompanhar minhas solicitações”.
Para realizar o procedimento, é necessário o paciente subir para a plataforma o Laudo Médico Especializado (LME) e a prescrição médica (receita), contendo duas informações: princípio ativo do medicamento e o CID da patologia. No sistema, ele receberá os formulários que deverão ser preenchidos pelo médico assistente. Ao abrir ou renovar o processo, caso ele seja deferido pelos avaliadores técnicos, o paciente já recebe um protocolo com a data de pegar o medicamento.
Roney Pereira informa que essa documentação deve ser digitalizada, em formato PDF, com as fotos no formato JPC ou PNG. O LME pode ser impresso ou preenchido, previamente, no endereço eletrônico abrir.link/portalexpresso, ou acessado por meio de um código QR Code disponível. “A plataforma é autoexplicativa, bastando seguir o passo a passo indicado”, afirma Roney.
O Juarez Barbosa disponibiliza 147 medicamentos utilizados no tratamento de 102 doenças, entre elas, síndromes graves e problemas de saúde crônicos. Muitos medicamentos são de última geração, como para o tratamento de AME tipo 1 e 2, que custa cerca de R$ 360 mil o frasco.
Thiago Lagares (texto e foto)/Comunicação Setorial