Saúde estadual participa do programa Escritórios de Projetos 

Implementação do PMO Setoriais em secretarias de Estado faz parte da estratégia adotada pelo Governo de Goiás para promover controle mais efetivo no desenvolvimento e execução de projetos governamentais

Marcus Siekierski, chefe do Escritório de Projetos Setoriais da SES: "aprimoramento no gerenciamento"

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participa do Programa PMO Goiás, iniciativa que visa implementar Escritórios de Projetos (PMO Setoriais) em 11 secretarias estaduais. Esse programa, coordenado pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), tem como objetivo promover um maior controle na execução dos projetos, abrangendo o cumprimento de prazos, a gestão de recursos e a transparência em todo o processo. 

O programa encontra-se em terceira fase, na qual o foco está na implementação de governança metodológica e tecnológica, da capacitação da rede de projetos, com o intuito de melhorar os serviços oferecidos à população. A meta é expandir a estrutura dos PMOs para outros órgãos e entidades, disseminando uma cultura de gerenciamento de projetos em todas as esferas do governo. 

Para avaliar a maturidade em gerenciamento de projetos, o programa utiliza o Modelo Prado (MMGP), no qual a SES-GO obteve uma pontuação de 2,92. Essa avaliação destaca a importância dada à pratica e aos resultados alcançados na gestão de projetos, fornecendo uma base comparativa com outras organizações no Brasil e no mercado em geral. 

O subsecretário da SES-GO, Luciano de Moura, acredita que esse novo setor será muito produtivo e trará ótimos resultados. “É um projeto visto com entusiasmo, pois permite uma definição clara das prioridades, prazos e ações necessárias para cada projeto. A sistematização das atividades proporciona maior eficiência e um olhar mais especializados para cada iniciativa.” 

Para Marcus Siekierski, chefe do Escritório de Projetos Setoriais da SES-GO, espera-se, com essa implementação, um aprimoramento significativo no gerenciamento de projetos no âmbito do Governo de Goiás. Ele ainda destaca o comprometimento da pasta com o projeto e o amplo apoio dos colegas e da alta gestão, o que tem contribuído para um ambiente colaborativo. 

“O Projeto é crucial para impulsionar a estratégia geral, possibilitando a concretização da visão estabelecida pelo secretário Sérgio Vencio, em conjunto com o governador Ronaldo Caiado. Há uma quantidade considerável de trabalho a ser feito, com cerca de cem projetos mapeados, incluindo os operacionais, táticos, estratégicos e prioritários. Embora seja um desafio, estamos dentro do cronograma estabelecido”, explicou Siekierski. 

Luana Avelar/Comunicação Setorial

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.