Em Goiás, 136 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS

Yoga, massagem, auriculoterapia, massoterapia, arteterapia, acupuntura são algumas das práticas oferecidas a pacientes que são atendidos na atenção básica, no estado

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são ofertadas à população de Goiás. No estado, as práticas de medicina tradicional chinesa, terapia comunitária, dança circular/biodança, yoga, massagem, auriculoterapia, massoterapia, arteterapia, acupuntura, tratamento termal e tratamento naturopático são oferecidas na Atenção Básica para o tratamento de usuários do SUS, em 136 municípios. Essas práticas são alguns dos tratamentos que utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para tratar e prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão. Em 2017, foram registrados mais de 34,6 mil atendimentos individuais no estado.  Na última segunda-feira (12), o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de 10 novas práticas integrativas no SUS, agora os pacientes podem contar com 29 PICS.

As 29 práticas integrativas e complementares oferecidas no Sistema Único de Saúde são: ayurveda, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, plantas medicinais/fitoterapia, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, termalismo social/crenoterapia, yoga, apiterapia, aromoterapia, bioenergética, cromoterapia, constelação familiar, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozoniterapia e terapia de florais.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

As terapias estão presentes em 9.350 estabelecimentos em 3.173 municípios brasileiros, sendo que 88% são oferecidas na Atenção Básica. Atualmente, a acupuntura é a mais difundida com 707 mil atendimentos e 277 mil consultas individuais. Em segundo lugar, estão as práticas de Medicina Tradicional Chinesa com 151 mil sessões, como taichi-chuan e liangong. Em seguida aparece a auriculoterapia com 142 mil procedimentos. Também foram registradas 35 mil sessões de yoga, 23 mil de dança circular/biodança e 23 mil de terapia comunitária, entre outras.

CONGRESSO - O Brasil é referência na área e para tratar desse assunto, o Ministério da Saúde promove entre os dias 12 e 15 de março o 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública (INTERCONGREPICS), e o 3º Congresso Internacional de Ayurveda. Os dois eventos são realizados no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Riocentro, com programação integrada e a presença de cerca de quatro mil pesquisadores do assunto.

O encontro promove debates com pesquisadores internacionais e do Brasil, e troca de experiências entre os profissionais, gestores e pesquisadores das diversas práticas integrativas. Mais de 900 trabalhos científicos, de todas as regiões do país e de outros países também, estão sendo apresentados no evento.

IMPLANTAÇÃO - As práticas integrativas e complementares são ações de cuidado transversais e podem ser realizadas na atenção básica e na média e alta complexidade. Não existe uma adesão à PNPIC: a política traz diretrizes gerais para a incorporação das práticas nos serviços.  Compete ao gestor municipal elaborar normas para inserção da PNPIC na rede municipal de Saúde.

Na Atenção Básica, o pagamento é realizado pelo piso da atenção básica (PAB) fixo (per capita), ou por PAB variável, que corresponde ao pagamento por equipes de saúde da família, agentes comunitários e núcleos de saúde da família, ou ainda o programa de melhoria do acesso e da qualidade (PMAQ). Dessa forma, os procedimentos ofertados através da Portaria nº145/2017 estão dentro do financiamento do PAB e não geram recursos por produção.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), publicada em 2006, instituiu no Sistema Único de Saúde (SUS) abordagens de cuidado integral à população por meio de sistemas complexos e outras práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos. Desde a sua implantação, o acesso dos usuários do SUS a essas práticas integrativas tem crescido exponencialmente.

Municípios que ofertam práticas integrativas em Goiás

GOAnápolis
GOAparecida de Goiânia
GOAparecida do Rio Doce
GOCeres
GOCocalzinho de Goiás
GOGoiânia
GOGoianira
GOItapirapuã
GOMineiros
GONovo Brasil
GOOrizona
GOParaúna
GOPilar de Goiás
GOProfessor Jamil
GORianápolis
GORubiataba
GOSanta Fé de Goiás
GOSanta Helena de Goiás
GOTrindade
GOABADIÂNIA
GOÁGUA FRIA DE GOIÁS
GOALEXÂNIA
GOANICUNS
GOARAÇU
GOBELA VISTA DE GOIÁS
GOBOM JESUS DE GOIÁS
GOBRAZABRANTES
GOCAMPO LIMPO DE GOIÁS
GOCAMPOS BELOS
GOCHAPADÃO DO CÉU
GOCORUMBÁ DE GOIÁS
GOCRIXÁS
GOFORMOSA
GOFORMOSO
GOGOIATUBA
GOINHUMAS
GOITABERAÍ
GOITARUMÃ
GOJATAÍ
GOLUZIÂNIA
GOMOIPORÁ
GOMONTES CLAROS DE GOIÁS
GONERÓPOLIS
GONIQUELÂNDIA
GONOVA AURORA
GONOVA GLÓRIA
GONOVA VENEZA
GOPIRACANJUBA
GOPORANGATU
GOQUIRINÓPOLIS
GOSÃO LUÍZ DO NORTE
GOSÃO MIGUEL DO ARAGUAIA
GOSÃO MIGUEL DO PASSA QUATRO
GOTERESINA DE GOIÁS
GOVILA BOA
GOAURILÂNDIA
GOBRITÂNIA
GOCABECEIRAS
GOCATALÃO
GOGOIANÉSIA
GOGUAPÓ
GOGUARANI DE GOIÁS
GOITAUÇU
GOIVOLÂNDIA
GOJUSSARA
GOMIMOSO DE GOIÁS
GOOURO VERDE DE GOIÁS
GOPANAMÁ
GOTRÊS RANCHOS
GOABADIA DE GOIÁS
GOACREÚNA
GOÁGUA LIMPA
GOÁGUAS LINDAS DE GOIÁS
GOALTO PARAÍSO DE GOIÁS
GOALVORADA DO NORTE
GOARAGOIÂNIA
GOARUANÃ
GOBALIZA
GOBOM JARDIM DE GOIÁS
GOBURITI DE GOIÁS
GOCACHOEIRA ALTA
GOCAÇU
GOCALDAS NOVAS
GOCAVALCANTE
GOCEZARINA
GOCÓRREGO DO OURO
GODAMOLÂNDIA
GODAVINÓPOLIS
GODIORAMA
GOEDEALINA
GOEDÉIA
GOFAZENDA NOVA
GOFIRMINÓPOLIS
GOGOIANÁPOLIS
GOGOIÁS
GOGUARINOS
GOHIDROLINA
GOIACIARA
GOINACIOLÂNDIA
GOINDIARA
GOIPORÁ
GOISRAELÂNDIA
GOITAGUARI
GOITAGUARU
GOITAPURANGA
GOITUMBIARA
GOJARAGUÁ
GOMAIRIPOTABA
GOMARA ROSA
GOMONTIVIDIU
GOMORRINHOS
GOMOZARLÂNDIA
GONAZÁRIO
GONOVA AMÉRICA
GONOVO GAMA
GOOUVIDOR
GOPALMEIRAS DE GOIÁS
GOPETROLINA DE GOIÁS
GOPONTALINA
GOPOSSE
GORIO VERDE
GOSANCLERLÂNDIA
GOSANTA BÁRBARA DE GOIÁS
GOSANTA TEREZINHA DE GOIÁS
GOSANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO
GOSÃO JOÃO D'ALIANÇA
GOSÃO LUÍS DE MONTES BELOS
GOSENADOR CANEDO
GOSILVÂNIA
GOSÍTIO D'ABADIA
GOTEREZÓPOLIS DE GOIÁS
GOTURVÂNIA
GOURUANA
GOURUTAÍ
GOVIANÓPOLIS
GOVILA PROPÍCIO

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.