Governo de Goiás promove ações de conscientização e prevenção sobre saúde do homem

Campanha tem como objetivo sensibilizar população masculina, principalmente jovens e adultos, para doenças do aparelho circulatório e problemas por causas externas, como acidentes e homicídios, principais causas de mortes ou sequelas entre esse público no Estado

Testagens rápidas de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) vão ser um dos serviços de saúde oferecidos pelo Governo de Goiás para homens na Campanha Novembro Azul 


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), realiza uma série de atividades durante todo o mês para a campanha Novembro Azul, que não é mais voltada apenas para a prevenção do câncer de próstata, mas foi ampliada para outras linhas de cuidado à saúde que abrangem de forma integral a saúde do homem, de acordo com determinação do Ministério da Saúde (MS). Entre as ações, vão ser realizadas panfletagem, testagens de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos, imunização, aferição de pressão e testes de glicemia, ‘lives’ sobre diabetes com profissionais de saúde dos municípios, entre outros (veja relação abaixo).


O objetivo dessa nova estratégia é fazer com que a campanha atinja a população masculina, principalmente jovens e adultos, que têm mais dificuldade para procurar o atendimento médico. “Nós sabemos que o homem, por questões talvez culturais, não tem o hábito de procurar os serviços de saúde para prevenção”, explica a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula dos Santos. “Quando vai, os casos de várias doenças já estão agravados, e por isso queremos, durante o Novembro Azul, alertar esses homens e levarem alguns serviços até eles.”


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar do aumento da expectativa de vida, entre os anos de 2000 e 2018, os homens ainda vivem 7,1 anos a menos que as mulheres, no Estado. De 2017 a 2021, foram registrados 134.601 óbitos de homens com idade acima de 20 anos, dos quais 43,79% na faixa entre 30 e 69 anos, com destaque para a população masculina com mais de 50 anos, que reunia, à época, 76,62% do total das mortes. Com relação às causas das mortes, 22,66% ocorreram por doenças do aparelho circulatório e 18,36% por causas externas, como acidentes, homicídios, entre outros.


De 2019 a 2023, foram registrados cerca de 26 mil casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) entre homens e mulheres, e mais 14 mil desses casos foram a óbito – 52% eram homens. O AVC está entre as maiores causas de mortes no mundo e é o que mais deixa sequelas nos pacientes. Já o câncer de próstata registrou no Estado de Goiás 14,8 mil casos da doença em homens nos anos de 2020 a 2023.


Ações do Governo de Goiás pelo Novembro Azul:


14/11 – Dia D do Novembro Azul. Convocação de todas as unidades estaduais para realização de ações orientativas sobre atenção integral à saúde dos homens. Todos os servidores estarão vestindo a cor azul.

16/11 – ‘Live’ sobre Diabetes com profissionais da saúde dos municípios (Suvisa)

23/11 – Várias estações de saúde vão ser montadas na Ceasa, para visitantes e feirantes, com atendimentos de saúde bucal, testagem de ISTs, distribuição de preservativos e imunização

30/11 – Encerramento da campanha, no Encontro Estadual de Promoção à Saúde Bem Viver no Território, na Escola Estadual de Saúde, com debate sobre masculinidade saudável e saúde mental dos homens, que registram maior índice de autoextermínio no Estado.


Crédito: Iron Braz/SES-GO
Yara Galvão / Comunicação Setorial

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.