SES-GO participa da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

Gestores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás participam da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que será realizada em Brasília nos dias 27 de fevereiro a 2 de março. O evento tem o objetivo de propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de Promoção e Proteção à Saúde.

Pela SES-GO participam do encontro a gerente de Vigilância Epidemiológica, Magna Maria de Carvalho, a coordenadora de Planejamento e Descentralização em Saúde, Silvânia Cruz Fuini, e o coordenador de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Sander Antônio Pereira. O evento acontece no Centro de Eventos da ASCADE, SCES Trecho 2, Conjunto 10, Lote 18, Asa SUL, Brasília

O tema central da conferência, que orientará as discussões será “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”. De forma coletiva, o trabalho busca cumprir os preceitos básicos: construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Aprovada pelo Plenário do Conselho Nacional de Saúde, em sua 284ª Reunião Ordinária, realizada nos dias 18 e 19 de agosto de 2016, por meio da Resolução nº 535, a conferência nacional deverá apontar os caminhos para validar o dito popular de que “é melhor prevenir, do que remediar”.

Entre os desafios, está o estabelecimento de um modelo de atenção à saúde voltado para a redução do risco da doença e de outros agravos, onde a promoção, proteção e prevenção ocupem o mesmo patamar e recebam a mesma importância do que a recuperação e a assistência.