Secretário alerta homens sobre necessidade de condutas preventivas de saúde

Em audiência pública sobre o Novembro Azul, na Alego, Sérgio Vencio lembra que campanha vai muito além da prevenção ao câncer de próstata e que o público masculino tem de se cuidar o ano todo

Secretário Sérgio Vencio em audiência pública na Alego: cuidado e prevenção durante todo o ano

O secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio, defendeu, nesta segunda-feira (06/11), a necessidade de os homens adotarem condutas preventivas e duradouras de saúde. “A gente tem de trazer o cuidado da atenção à saúde, não apenas da próstata, em novembro, mas de outras enfermidades, como a prevenção ao diabetes, durante todo o ano”, afirmou o secretário, durante a audiência pública Câncer de Próstata: não Ouça a Voz do Preconceito. Escute seu Médico, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Durante seu pronunciamento no evento alusivo ao Novembro Azul, Sérgio Vencio destacou que a campanha vai muito além da prevenção ao câncer de próstata (leia mais sobre ações do Governo de Goiás abaixo). Dessa forma, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em sintonia com o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), busca transformar o Novembro Azul em uma campanha mais ampla direcionada à saúde do homem. 

Dados da própria SES-GO, do MS e de outras entidades de saúde confirmam essa necessidade, conforme lembrou o secretário ao informar que a maioria das mortes dos homens com mais de 20 anos é causada por infarto do miocárdio. O titular da SES-GO lembrou ainda que cerca de 50% das pessoas que têm diabetes – doença lembrada nacional e mundialmente em 14 de novembro – não sabem que apresentam essa doença que tem também importante taxa de mortalidade.

Também participaram do evento, proposto pelo deputado estadual Ricardo Quirino (Republicanos), demais parlamentares da Alego, vereadores de Goiânia, de Novo Gama e de Aparecida de Goiânia e profissionais de saúde. Ricardo Quirino deu boas-vindas aos participantes e lembrou os homens da importância de realizarem consultas e exames rotineiros e preventivos que detectam o câncer de próstata na fase inicial. Ressaltou também a importância de os órgãos públicos e as entidades civis iluminarem as fachadas dos imóveis com a cor azul, símbolo da Campanha Novembro Azul. 

Ações do Governo de Goiás no Novembro Azul
14/11 – Dia D do Novembro Azul. Ações orientativas realizadas pelas unidades de saúde sobre atenção integral à saúde dos homens. Todos os servidores estarão vestindo a cor azul.
16/11 – Live sobre diabetes, com profissionais da saúde dos municípios (Suvisa)
23/11 – Estações de saúde instaladas na Ceasa, para visitantes e feirantes, com atendimentos de saúde bucal, testagem de ISTs, distribuição de preservativos e imunização
30/11 – Encerramento da campanha, no Encontro Estadual de Promoção à Saúde Bem Viver no Território, na Escola Estadual de Saúde, com debate sobre masculinidade saudável e saúde mental dos homens, que registram maior índice de autoextermínio no Estado.

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (fotos)

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.