HEMNSL celebra Semana Mundial da Qualidade com auditorias internas

Campanha visa alcançar uma maior conscientização sobre a importância da qualidade para a produtividade e competitividade da unidade, além de promover a segurança do paciente

Dinâmica com bola atenta sobre trabalho em equipe na unidade do Governo de Goiás

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a segunda quinta-feira do mês de novembro como Dia Mundial da Qualidade. Para celebrar a Semana Mundial da Qualidade, que ocorre de 6 a 10 deste mês, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), deu início, na segunda-feira (06/11), às auditorias nos setores da unidade para verificar como andam os processos internos.

Durante a abertura do evento, realizada no auditório da unidade, a analista de qualidade Ana Luiza Bastos explicou sobre a importância das auditorias, a comunicação efetiva e o trabalho em equipe.

Com a enfermeira do NQSP Brenda Castilho, as profissionais aplicaram duas dinâmicas entre os colaboradores: uma com bola, para destacar a importância do trabalho em equipe e que cada um precisa da colaboração do outro; e do telefone sem fio – destacando a questão do ruído na comunicação que pode causar distorções no modo como uma mensagem é disseminada na unidade. Todos os processos são realizados buscando a qualidade dos serviços e a segurança do paciente.
 
Os colaboradores aprovaram as ações e a forma como foram aplicadas. “A dinâmica foi muito legal, Quando estamos focados e dispostos a colaborar, alcançamos resultados surpreendentes”, ponderou a auxiliar administrativa Eduarda Alves.

“Reforçou a importância da qualidade no ambiente hospitalar”, pontuou o gestor patrimonial, José Francisco Dantas. “A aplicação da dinâmica foi importante para afinar a comunicação e compreender o que está sendo transmitido”, analisou a auxiliar administrativa Kaylane Vitória Carneiro.
 
Este ano, a campanha da Semana Mundial da Qualidade tem como tema Qualidade: realizando seu potencial competitivo. A campanha visa aumentar a conscientização sobre a profissão de gestão de qualidade globalmente. “É um momento em que a unidade aproveita para celebrar e promover ações que destacam a importância da cultura de qualidade”, destacou Ana Luiza.

Marilane Correntino (texto e foto)/IGH