Hospital Estadual de Jataí promove Simpósio Odontológico Hospitalar

Evento reúne palestras direcionadas para profissionais de saúde, acadêmicos em odontologia e colaboradores da unidade de saúde do Governo de Goiás

Profissionais do HEJ na palestra sobre importância do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar

O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) realizou, no dia 31 de outubro, o seu 1º Simpósio Odontológico Hospitalar. O evento foi promovido pelo serviço de odontologia, apoiado e estruturado junto à coordenação multiprofissional da unidade de saúde do Governo de Goiás.

As palestras realizadas durante o simpósio foram direcionadas para profissionais de saúde, acadêmicos em odontologia e colaboradores do hospital, que somaram 54 inscritos. Entre os assuntos tratados estão: A importância do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar, Intervenção odontológica em pacientes com comprometimento sistêmico e câncer bucal e suas implicações.

De acordo com a odontóloga hospitalar do HEJ, Claurestina Ramires, a saúde bucal faz parte dos cuidados diários de higiene e bem-estar do paciente. “A odontologia hospitalar atua no controle de infecções que auxiliam de forma direta na diminuição de custos e na média de permanência do paciente no hospital, promovendo qualidade de vida ao hospitalizado”, explicou.

Pedro Henrique Alves, estudante do 9° período de odontologia do Centro Universitário UNA Jataí, participou do evento e avaliou os assuntos abordados como positivos. “Com o simpósio, podemos adquirir mais conhecimento sobre odontologia hospitalar e suas funções, os cuidados com a saúde bucal de pacientes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a importância que esse serviço tem no tratamento e recuperação do paciente”, disse.

Para o estudante Tarcísio Cunha, a experiência foi construtiva: “Participar foi incrível. Enriqueceu infinitamente o meu conhecimento sobre uma especialidade que nasceu na odontologia há pouco tempo e hoje está criando raízes. O hospital está de parabéns por abrir portas para a valorização da odontologia no atendimento a pacientes de UTI.”

No HEJ, o atendimento prestado pela odontologia é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, em pacientes críticos da UTI e demais necessidades encontradas dentro da unidade. 

Mayara Ferreira (texto e foto)/Fundahc

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.