Sérgio Vencio reforça reestruturação nas policlínicas para diagnóstico do câncer de mama

Declaração do secretário estadual da Saúde é feita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, em homenagem às mulheres que tiveram e superaram a doença e profissionais que atuam na área

Sérgio Vencio, Thales Barreto e mulheres homenageadas na Assembleia Legislativa de Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, na segunda-feira (06/11), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), uma homenagem às mulheres que superaram o câncer de mama e a profissionais da área, como médicos, enfermeiras, psicólogas e nutricionistas. Ao todo 23 pessoas representaram simbolicamente a luta pelo combate ao câncer de mama, segunda maior incidência de casos de câncer e primeira em número de mortes no Estado.

A homenagem, promovida em parceria com o deputado estadual Talles Barreto (União Brasil), fez parte da campanha de prevenção ao câncer de mama Outubro Rosa, como forma de incentivar mais mulheres ao diagnóstico precoce e ao tratamento.

Durante discurso, o secretário Sérgio Vencio falou da reestruturação nas seis policlínicas estaduais, que vão ter perfil de assistência no pré-operatório. “Cada unidade vai realizar 1,5 mil exames pré-operatórios, consultas e exames por mês, e serão transformadas em centros de diagnóstico de câncer, não só de mama, mas de qualquer tipo, por meio de exame guiado por ultrassom”, explicou. Vencio ainda esclareceu que os profissionais serão capacitados no Hospital das Clínicas, com previsão de que tudo esteja funcionando até o início do ano que vem.

O deputado estadual Talles Barreto (UB) ressaltou a importância da busca constante pela saúde e parabenizou as mulheres que conseguiram superar a doença e não desistiram da luta. Também exaltou os profissionais no combate diário contra o câncer de mama. “Devemos reforçar o papel social que vocês possuem na vida dos pacientes e que trabalham incansavelmente em prol da coletividade em seus locais de atuação. Temos a honra de homenageá-los aqui.”

Entre as homenageadas, a nutricionista Lara Lima Nabuco representou as demais na tribuna, fez agradecimentos aos familiares e profissionais de saúde e afirmou que a luta pela doença é um caminho longo que depende dessa rede de apoio. “Nós não enfrentamos essa batalha sozinhas. No dia a dia, nas sessões de quimioterapia e radioterapia, contamos com essa ajuda.”

Yara Galvão (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial 

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.