Oficina apresenta os avanços na atenção primária da Região de Saúde Central

Programa Planifica Goiás, desenvolvido em todo o território goiano, prevê fortalecimento da atenção básica com a organização dos processos de trabalho e definição de protocolos nas unidades

No oficina, profissionais da SES, dos municípios da Região Central e da Beneficiência Portuguesa

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está desenvolvendo ações contínuas com o objetivo de fortalecer a atenção primária em todo o território goiano, tornando a assistência básica à população mais ágil e eficiente. Parte dessas iniciativas foram apresentadas na terça-feira (07/11), na oitava Oficina do Planifica Goiás, coordenada por equipes da Região de Saúde Central. 

O evento, realizado no auditório da Escola de Saúde de Goiás, reuniu profissionais da SES-GO, dos municípios que integram a regional e representantes da Beneficência Portuguesa de São Paulo, instituição que atua como consultora do Planifica Goiás.

A enfermeira da Região de Saúde Central, Kênia Barbosa Rocha, informa que o programa começou a ser desenvolvido em meados do ano passado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 26 municípios da região. A realização da oficina, conforme disse, marca o encerramento da primeira fase do programa. 

A enfermeira relata que as UBS estavam em perfeitas condições de infraestrutura e dotadas de equipes multiprofissionais. O Planifica Goiás focou as ações na organização dos processos de trabalho e na definição de protocolos voltados à excelência no funcionamento da unidade. Todas as atividades foram efetivadas conforme as peculiaridades dos municípios e de cada uma das unidades. 

Kênia Rocha cita como exemplos o acompanhamento mais próximo dos pacientes crônicos que recorrem espontaneamente à unidade e que geram o aumento da demanda; o agendamento das consultas em blocos de horas, o que proporciona o atendimento dos pacientes de forma mais rápida; e, ainda, a capacitação de toda a equipe sobre os protocolos. Ela relata que um odontólogo, por exemplo, tem condições de informar os pacientes na recepção sobre vacinação e fluxo de atendimento. 

O Planifica Goiás é financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi), do Ministério da Saúde. A consultora da Beneficência Portuguesa, Amanda Costa, observa que o desenvolvimento do programa proporcionou uma transformação nas UBS.

“Os processos estão mais consolidados, a assistência mais qualificada e as equipes estão mais proativas, mais integradas, reconhecendo as suas funções”, pontua. Ela destaca que o primeiro ciclo do Planifica Goiás possibilitou a melhoria dos indicadores do Previne Brasil relacionados à saúde da mulher, saúde bucal, pré-natal, saúde da criança e doenças crônicas (hipertensão arterial e diabetes). 

Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (fotos)

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.