Hospital Estadual da Mulher celebra Dia do Radiologista com equipe da área

Palestras reflexivas, sorteio de brindes e coffe break marcam homenagem a esses profissionais que representam papel essencial na vida dos pacientes e na atuação dos médicos

Colaboradores do Hemu atentos à palestra de Ronaldo Moura sobre proteção radiológica em crianças

Na área da Saúde, a radiologia é um setor fundamental para garantir o diagnóstico correto e tratamento adequado de inúmeras doenças. Para homenagear os profissionais que atuam nesse ramo nesse ramo – médicos radiologistas, técnicos e auxiliares em radiologia –, foi criado o Dia do Radiologista, comemorado em 8 de novembro.

No intuito de lembrar a data, celebrar e parabenizar os profissionais da radiologia do Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), o supervisor do setor, técnico em radiologia Euclides Barroso, organizou uma homenagem a esses profissionais, no auditório da unidade, na terça-feira (08/11), que contou ainda com sorteio de brindes e um delicioso coffe break. Euclides abriu a celebração, dando boas-vindas e agradecendo a presença dos colegas de trabalho, que tiraram um tempinho para prestigiar os radiologistas.

Em um momento de reflexão sobre a importância da área do diagnóstico por imagens, o médico radiologista Marcos Antônio Bechepeche, além de mostrar a evolução da radiologia, abordou o tema Proteção Radiológica em Crianças. Apresentou dados sobre a radiografia e doses de radiação, falou da importância da radioproteção em pediatria, as diretrizes, o que tem sido feito e o que pode ser melhorado.

“As crianças são mais radiossensíveis que os adultos, por isso temos que ter o máximo de cuidado ao expô-las em uma radiação. A radioproteção se baseia em três princípios básicos: a justificativa, a limitação e a otimização", pontuou o radiologista.

O pediatra Ronaldo Moura explanou sobre a exposição pediátrica à radiação ionizante, os efeitos biológicos das radiações, a radiossensibilidade dos tecidos e chamou a atenção dos profissionais de pediatria sobre os pedidos de exames de imagem.

“Temos que nos conscientizar sobre o número de pedidos de exames de imagens. Os médicos devem utilizar inicialmente de recursos clínicos e solicitar os exames seguindo protocolos de critérios consensuais apropriados de qualidade e medicina baseada em evidência para o diagnóstico correto, com ênfase na radioproteção”, destacou o pediatra.

Desde a descoberta do raio X, a radiologia evoluiu muito com os avanços tecnológicos e científicos. “Essa comemoração contribui para uma melhor percepção, junto aos colaboradores da unidade, do papel do profissional desta área na saúde”, avaliou o supervisor Euclides.

O Hemu conta com 23 profissionais de radiologia, dos quais dois médicos e 21 técnicos e auxiliares. O médico radiologista Marcos Antônio Bechepeche trabalha na unidade há 18 anos e é apaixonado pela profissão. “Desde mais novo, me interessei pela radiologia. Ser um radiologista foi a realização um sonho”.

O técnico em radiologia Mário San, com 11 anos de Hemu, também ama seu trabalho. “Tenho 40 anos de profissão, vi a evolução da área. A imagem é extremamente importante na saúde, e poder ajudar o próximo me deixa muito feliz”, pontuou Mário.

Marilane Correntino (texto e fotos)/Comunicação Setorial