Legado da pandemia em Goiás é destaque na 17ª Expoepi

Painel Covid-19: Presente, Passado e Futuro, realizado no terceiro dia do evento, em Brasília, reúne relatos sobre os desafios enfrentados em nível estadual e federal

Gerente de Vigilância  Epidemiológica, Ana Cristina fala sobre a gestão da pandemia de Covid-19 em Goiás

A gestão da pandemia de Covid-19 em Goiás foi um dos destaques do terceiro dia da 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), em Brasília. O painel Covid-19: Presente, Passado e Futuro, realizado na quinta-feira (09/11), reuniu relatos sobre os desafios da pandemia em nível estadual e federal – o evento se encerra nesta sexta-feira (10/11).

Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ana Cristina Gonçalves, entre as medidas iniciais adotadas no Estado, estão a ativação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE estadual) e o recebimento de 58 brasileiros repatriados, na Base Aérea de Anápolis, para quarentena e coleta de material para análise do Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO).

No período pandêmico, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou 89 reuniões com COE Estadual, houve a ampliação e implementação dos Núcleos de Vigilância Hospitalar de Epidemiologia, implantação de prontuários eletrônicos nos hospitais estaduais, implantação do Comitê de Investigação de Óbitos por Covid-19, aquisição e distribuição de kits de teste rápido.

Em 2020, o Estado tinha 14 Núcleos Hospitalares de Epidemiologia, dos quais nove estaduais. Hoje são 42 núcleos, 23 deles estaduais. “Em 2024, a meta é termos os Núcleos de Epidemiologia nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento)”, antecipou Ana Cristina. Também houve a ampliação da capacidade do Lacen-GO, que passou de 207.606 procedimentos, em 2020, para 282.514 procedimentos em 2023. Para 2024 a previsão é ampliar a estrutura física do Lacen.

"O maior legado nesse enfrentamento à pandemia foi a capacidade de resposta. Foi a vigilância, conseguir atender todas as demandas, a conscientização dos profissionais quanto à importância da notificação e a qualificação das nossas informações para subsidiar, assim, a gestão para a tomada de decisão", destacou a gerente da SES-GO.

Ana Cristina reforçou ainda a importância de o Estado estar presente em um evento tão grande como a Expoepi. "Nós conseguimos o reconhecimento por parte do Ministério da Saúde da condução dessa pandemia. E esse reconhecimento foi feito a várias mãos", lembrou.

"Não foi somente a parte de vigilância, mas também assistência, sociedade civil, o próprio Cosems (Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde), as entidades de classe. Então esse foi um trabalho conjunto de todas as frentes da sociedade governamental e não governamental no enfrentamento da Covid, e isso a saúde conseguiu fazer muito bem", acrescentou.

Aline Rodrigues (texto e foto)/SES-GO