SES-GO participa de 8º Mutirão do Diabetes e Feira da Saúde, em Goiânia

A pasta contribuiu com a doação de materiais hospitalares e insumos, incluindo alguns necessários para a realização dos exames de glicemia

Secretário de Estado da Saúde de Goiás representou o governador Ronaldo Caiado durante o evento

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) esteve presente na 8º edição do Mutirão do Diabetes e Feira da Saúde, na Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog). O evento, realizado na manhã desta quarta-feira (15/11), em celebração ao Dia Mundial do Diabetes, teve como objetivo mobilizar a população em prol da vida e no combate às complicações da doença, considerada silenciosa e uma das mais mortais do mundo. Aproximadamente 2 mil pessoas foram atendidas durante o mutirão. 

O evento foi realizado pela Fubog em parceria com a Liga Acadêmica de Diabetes (LAD) da Universidade Federal de Goiás (UFG), e apoio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC). O secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio, que na ocasião representou o governador Ronaldo Caiado, falou durante a abertura do mutirão sobre os riscos da doença e parabenizou a iniciativa. “Metade das pessoas que tem diabetes não sabem que tem a doença e acaba descobrindo somente quando vem alguma complicação, um infarto ou um problema no olho, como a gente está vendo aqui [...] Então eu acho que essa é uma função social que a gente está cumprindo aqui hoje”, pontuou. 

O titular da pasta aproveitou a oportunidade para reforçar a parceria com o Fubog, importante para a diminuição da fila de cirurgias eletivas em Goiás. Atualmente, 1.229 pessoas aguardam na fila para realização de procedimento cirúrgico oftalmológico no estado. “O Fubog é um parceiro importantíssimo do Estado. Vão ser mais de R$ 9 milhões utilizados para as cirurgias eletivas. Daqui até o meio do ano que vem nós vamos conseguir estender um pouquinho esse prazo e, com essa parceria e de vários outros centros, a gente vai diminuir cada vez mais essa fila”, assinalou. 

A secretaria atuou como parceira do 8º Mutirão de Diabetes e Feira da Saúde, com a doação de materiais hospitalares e insumos. Entre eles, 2 mil tiras de glicosímetro, 2 mil lancetas e 10 glicosímetros, necessários para a realização dos exames de glicose. “Em 39 anos, meu caro Sérgio, é o primeiro secretário que doa insumos para ajudar o evento”, agradeceu Zander Campos da Silva, presidente do Lions Clube de Goiânia, instituição responsável pela gestão do Fubog. 

O atendimento multidisciplinar disponibilizou aos pacientes triados diversos exames, como antropometria, mapeamento de retina, ecodoppler de carótidas, pressão arterial, eletrocardiograma, pé do diabético, urina, proteinúria, laser na retina e de fundo de olho. Diversos profissionais de saúde participaram do evento, incluindo endocrinologistas, cardiologistas, cirurgiões vasculares, ortopedistas, nefrologistas, oftalmologistas e nutricionistas, além de mais de 400 estudantes voluntários, da área da saúde da UFG e PUC-GO. 

“Quando comecei a operar esses pacientes, eles chegavam pra mim muito graves, eu podia fazer muito pouco por eles. Chegavam com a retina descolada, hemorragia grave [..]. Nós corremos atrás pra ver onde estava esse gap, o porquê de o paciente não estar sendo tratado. Lembrando que a cegueira do diabetes é 100% prevenível, assim como a amputação. Então a gente ataca esses focos no mutirão”, destacou a coordenadora do evento, médica e professora da Residência Médica da UFG, Dra. Luciana Barbosa Carneiro.

Também estiveram presentes na abertura do mutirão o coordenador do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead), Dr. Nelson Rassi; o vereador de Goiânia Anselmo Pereira; o presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas), Dr. Marcelo Marques; o assessor Paulo Henrique, representando o vereador Willian Veloso; o presidente da Liga de Diabetes da UFG, Fernando Abreu Filho; a presidente da Liga de Diabetes da PUC, Ana Luiza; além de representantes da equipe multidisciplinar do Hospital das Clínicas (HC/UFG) e da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO). 

Aline Rodrigues (texto) e Marco Monteiro (fotos) / Comunicação Setorial SES-GO

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.