HGG promove treinamento multiprofissional sobre Projeto Terapêutico Singular

Qualificação promovida pela unidade do Governo de Goias visa ampliação e melhoria do PTS, para aperfeiçoar processos internos de obtenção de melhores resultados clínicos

Profissionais da unidade do Governo de Goiás debatem o Projeto Terapêutico Singular

Profissionais de saúde que atuam no Hospital Estadual Dr, Alberto Rassi (HGG) se reuniram na segunda-feira (13/11), para aprender e discutir o Projeto Terapeuta Singular. Conhecido como PTS, o projeto é a união de vários profissionais de todas as especialidades do hospital em prol de uma assistência multidisciplinar ao paciente internado.

O PTS contempla pacientes que têm longa permanência no hospital, portadores de doenças complexas, onde cada profissional apresenta propostas terapêuticas com o objetivo de obter uma melhora clínica mais rápida e eficiente, evitando que o paciente volte a se internar em um curto período de tempo.

O treinamento foi ministrado pelo médico e coordenador da Ala A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade do Governo de Goiás, Guilherme Carvalho, e a coordenadora do Escritório da Qualidade do HGG, Aline Maia.

Guilherme Carvalho afirmou que o protocolo já funciona na Unidade de Terapia Intensiva. De acordo com o médico, a ideia do projeto é otimizar os processos entre todas as equipes, melhorando o atendimento ao paciente.

“Estamos  propondo uma discussão que inclui todos os nossos profissionais de saúde, os pacientes e as famílias. A ideia é ter um atendimento uniforme, tanto dos cuidados do paciente e do planejamento de tratamento. Não só da doença, mas de todas as necessidades do paciente”, explicou.

O médico reforça ainda que esta otimização dos processos pode tornar o hospital ainda mais eficiente. “O paciente que interna por um tempo menor, reinterna menos. Com isso, esse paciente vai ter um custo menor, o que nos leva a ter mais disponibilidade de leitos para outros pacientes que esperam por tratamento”, afirmou.

A coordenadora do Escritório da Qualidade, Aline Maia disse que a ideia, a partir desses treinamentos, é estipular metas e prazos para todas as equipes que atuam no hospital. “O PTS já é realidade na UTI. Nossa ideia é expandir para todas as áreas, para que a gente consiga abarcar o maior número de pacientes possíveis”, disse.

Alex Maia (texto e foto)/Idtech

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.