I Workshop de Imunização da SES atualiza profissionais de saúde sobre Imunobiológicos Especiais

Mais de 140 profissionais da área da saúde que atuam com imunobiológicos especiais participaram da capacitação

Dando prosseguimento ao trabalho contínuo de capacitação, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, nesta semana, o I Workshop de Imunização para atualização sobre as normas e condutas para a oferta de imunobiológicos especiais. O evento, que ocorreu na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), em Goiânia, na terça-feira (14/11), reuniu mais de 140 profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros e outros servidores que atuam direta ou indiretamente com esses produtos.

“Essas capacitações são de extrema importância para que tenhamos sempre profissionais atualizados e prontos para dar a melhor resposta ao cidadão. Nesse caso, para que eles consigam identificar e fazer essa prescrição, para poder indicar essas vacinas àqueles pacientes que têm essas condições especiais”, pontuou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim.

A oferta dos imunobiológicos especiais é voltada às pessoas que apresentam contraindicação à utilização dos produtos disponíveis na rotina das salas de vacinação. Estão nesses grupos pessoas transplantadas, em tratamento oncológico, que vivem com HIV/AIDS, doenças crônicas, diabetes mellitus, imunodeficiências, fibrose cística, dentre outros. As definições para aplicação dos produtos foram atualizadas na 6ª edição do Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais, publicado pelo Ministério da Saúde (MS) no último mês.

“A intenção é realmente repassar todas as informações desse manual. Para isso, também foi trabalhado pela Gerência de Imunização da SES um guia prático, onde esses profissionais terão acesso de forma mais rápida e resumida sobre esses imunobiológicos, com as condições que podem ser prescritas”, explicou a gerente de Imunizações da SES, Joice Dorneles, que lembrou ainda a importância de capacitações como essa para manter os servidores do estado devidamente atualizados. “Essas pessoas que estão aqui também vão atuar como multiplicadores, nas regionais de saúde e nos municípios”, concluiu.

Em Goiás, a sede do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) está localizada no Hospital Estadual da Mulher (Hemu), na capital. No local é feita a triagem dos pacientes que possuem indicação para esses produtos, bem como a distribuição para os municípios. Para os moradores de Goiânia que queiram receber os imunobiológicos especiais, é necessário apresentar cartão de vacinação, documentos pessoais, prescrição médica com a relação das vacinas indicadas, relatório clínico sobre a condição de saúde e exames atuais comprobatórios no Crie. No caso das pessoas que moram no interior do estado, é necessário procurar a Secretaria Municipal de Saúde do município de residência e apresentar a mesma documentação. Mais informações em https://www.saude.go.gov.br/vigilancia-em-saude/imunizacao/usuario/imunobiologicos-especiais.

Texto: Aline Rodrigues
Foto: Marco Monteiro