HEMNSL reforça a importância da prevenção ao Câncer de Próstata

 Ação em prol da campanha Novembro Azul visa incentivar os homens da unidade de saúde do Governo de Goiás a se cuidarem

Médico residente do Hugol, Guilherme de Matos fala sobre câncer de próstata, no HEMNSL

O Novembro Azul é o mês de conscientização sobre a saúde do homem e a prevenção do câncer, com ênfase no de próstata. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente nos homens, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são esperados 72 mil casos novos da doença no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025.

Diante desse cenário, para alertar os colaboradores e os pais que estão acompanhando suas esposas sobre a importância do diagnóstico precoce, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL)promoveu uma programação especial. Na terça-feira (14/11), o médico residente em cirurgia geral do Hugol Guilherme de Matos Abe ministrou uma palestra sobre o câncer de próstata.

O auditório, que recebeu decoração especial em tons de azul – cor símbolo da campanha, ficou lotado para ouvir a palestra. Guilherme Abe falou o que é o câncer de próstata – que ocorre quando células normais da próstata se transformam em células anormais que crescem descontroladamente.

O médico mostrou dados da doença no Brasil; os sintomas da doença; os fatores de riscos; testes diagnósticos iniciais; teste diagnóstico confirmatório; formas de tratamento e tipos de prevenção. “É preciso abandonar estigmas e mitos relacionados ao acompanhamento médico. Caso sinta algum sintoma é aconselhável procurar o médico”, afirmou o profissional.

Ao final, os participantes puderam pegar pirulitos azuis e cartões com frases fortalecendo a importância do cuidado com a saúde do homem.

A palestra agradou aos participantes. “Achei muito boa. Esclareceu muita coisa até para podermos cuidar mais da gente”, pontuou o autônomo Caio Barbosa – pai da pequena Lorena.

“O homem tem dificuldade em cuidar da sua saúde. A palestra serviu para avaliarmos melhor esse cuidado e quebrar tabus”, avaliou o gerente de enfermagem, Renato Graciano. “A palestra foi boa . Vimos que o preconceito continua sendo o principal obstáculo para a prevenção da doença”, analisou o  gestor patrimonial José Francisco.

“A realização de ações do Novembro Azul na unidade busca conscientizar e engajar os colaboradores e os pais que estão na maternidade na campanha de prevenção ao câncer de próstata. Esperamos que cada pessoa que participou da palestra seja um multiplicador das informações que recebeu aqui”, destacou o diretor técnico do HEMNSL, Mateus Auad.

Também como forma de lembrar a população sobre a campanha e apoiar o movimento, a unidade está com sua fachada iluminada na cor azul.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.