HGG realiza transplante renal e fortalece laços entre primas

Após procedimento realizado na unidade do Governo de Goiás, Laura Cristina, 46 anos, e Pâmela da Silva, 32, agora são unidas não apenas pelo sangue, mas também por um vínculo de vida renovado

Pâmela e Laura Cristina, felizes com o resultado de um gesto de amor e da competência médica

Em um ato de amor e solidariedade, um transplante renal entre primas foi realizado no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, este mês, marcando um capítulo inspirador na trajetória de vida de duas primas. As protagonistas dessa dessa história são Laura Cristina Oliveira Correia, 46 anos e Pâmela Auxiliadora da Silva, 32 anos, que agora são unidas não apenas pelo sangue, mas também por um vínculo de vida renovado.

A jornada começou quando Laura foi diagnosticada com uma doença renal congênita, em 2017, e por dois anos controlou seu quadro clínico seguindo a dieta prescrita pela equipe médica. Com a chegada da pandemia da Covid-19, em 2020, a gari teve receio de ir até o hospital para manter suas consultas e exames em dia, e isso agravou seu quadro perdendo a função renal de um rim.

Nessa época, ela foi afastada do trabalho por ter de realizar três sessões semanais de hemodiálise, com duração de quatro horas cada uma e, a partir de então a perspectiva de um transplante tornou-se uma necessidade iminente. Foi então que Pâmela, movida por um profundo laço familiar e empatia, decidiu submeter-se ao teste de compatibilidade.

Decidida a ajudar, a professora de educação física Laura convidou a prima a mudar-se de Rondonópolis (MT) para Barra do Garças(MT), para que juntas encontrassem o caminho para o transplante. Em um bate-papo, Laura contou que ela e seu marido estiveram no Paraná, realizando testes de compatibilidade, mas que, infelizmente, os resultados foram negativos.

Nesse momento, Pâmela surpreendeu a prima, perguntando, se existisse compatibilidade entre elas, Laura aceitaria a doação de um rim. “Eu havia chegado de uma sessão de hemodiálise, estava muito fraca e quando vi, estava ajoelhada chorando e agradecendo a Deus por ele ter enviado um anjo para a minha vida”, relembrou.

Compatibilidade de 80%
Os médicos confirmaram a compatibilidade de 80%, e a decisão corajosa de Pâmela não era mais um sonho, mas uma possibilidade real. O urologista Rafael da Rosa Ergang, responsável pela captação do órgão, explicou sobre a parte mais delicada da cirurgia e os critérios para a escolha do rim a ser retirado.

“Manter a integridade vascular do órgão é a parte mais sensível durante a nefrectomia. Normalmente, o melhor rim permanece com o doador, mas neste caso, especificamente, ambos estavam saudáveis. Optamos pelo rim direito por ele ter apenas uma veia e isso implica numa chance melhor de complicação na hora do implante.”

"Minha prima não hesitou em me oferecer esse presente incrível. É um ato de amor que vai além das palavras. Estou profundamente grata por essa segunda chance de vida, meu sentimento é de gratidão eterna", compartilhou Laura, visivelmente emocionada.

Pâmela, com humildade, comentou que sua motivação sempre foi salvar a vida da prima e que, com o apoio da sua mãe, teve certeza que tudo daria certo. Ela garantiu que faria tudo novamente pela saúde e felicidade da sua prima.

Impacto positivo
Por ser professora em uma escola do ensino fundamental 2 e ensino médio, Pâmela insere, sempre que possível, o assunto de doação de sangue, medula, órgão e tecidos nas aulas com seus alunos. Além de compartilhar gradualmente sua experiência como doadora de órgão, ela acredita que a conscientização dos adolescentes de hoje terá um impacto positivo no futuro.

“Eu trabalho em escola e acredito que o conhecimento muda vidas. Durante minha experiência ao doar um rim para a minha prima, compartilhei momento a momento com meus alunos. Semeei muitas sementes e tenho certeza que muitas irão germinarão os tornando doadores no futuro”.

Thais Beki (texto e foto)/Idtech