Bate-papo Itinerante no HGG desperta consciência sobre o Novembro Azul

Iniciativa do Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho da unidade de saúde do Governo de Goiás visa alertar sobre importância de exames que detectam o câncer de próstata

Maria Izídio conversa com colaboradores da unidade do Governo de Goiás sobre câncer de prósta

No espírito de conscientização e prevenção, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), promoveu um bate-papo itinerante no dia 8 de novembro sobre o Novembro Azul, voltado especialmente para os colaboradores da unidade de saúde. A iniciativa do Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt) teve como foco principal alertar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e incentivar a realização dos exames regulares.

A ação foi mediada pela psicóloga do HGG, Maria Izídio Ferreira, que falou sobre a relevância da realização dos exames preventivos para um diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação ocorre ao longo deste mês visitando cada setor durante os três turnos de trabalho, contemplando a participação de todos os colaboradores.

Para a psicóloga do HGG, Maria Izídio Ferreira, é necessário se despir de machismo e preconceito para a preservação da saúde. “Geralmente os homens ficam constrangidos só em falar no assunto, principalmente os de mais idade. Por isso nos preocupamos em realizar esse movimento durante o Novembro Azul para que os que já estão na casa dos 50 anos realizem os exames e para criar essa cultura para os mais jovens de falarem abertamente sobre o exame de próstata, que é fundamental para a detecção do câncer. Buscamos a conscientização dos homens para que façam os exames preventivos.”

Destacando a humanização do evento, vários colaboradores compartilharam suas experiências pessoais sobre a realização do exame. Dentre eles, o condutor Ramsés da Cruz Pessoa, 53 anos, e o assistente técnico em saúde, Nivaldo dos Santos, 63 anos, que com seus depoimentos, reforçaram a mensagem do Sesmt de que a prevenção é um passo fundamental para a saúde masculina.

Ramsés  disse que realiza o exame todos os anos por orientação do seu médico urologista. “Aprendi que descobrir qualquer alteração na próstata logo no início, é mais provável conseguir a cura, né? Não tem remédio nem dinheiro no mundo que pague a sua saúde. Como dizem, a prevenção é o melhor remédio.” Nivaldo contou que no início, hesitou, mas depois de ouvir sobre a importância dos exames, decidiu enfrentar. “A detecção precoce pode salvar vidas, inclusive a minha," complementou.

O bate-papo itinerante não apenas ofereceu informações valiosas, mas também promoveu um ambiente de apoio e compreensão entre a equipe do HGG. Esta iniciativa destaca o compromisso da instituição não apenas com a saúde física, mas também com o bem-estar emocional, reforçando a importância do trabalho conjunto na prevenção de doenças e promoção da saúde.

O Câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do País, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.

Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país. A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados.

Thais Beki (texto e foto)/Idtech