Lacen celebra 70 anos com realização de Semana Científica

O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovani Cysneiros (Lacen) completa 70 anos de fundação e de crescente atuação em Goiás. Para celebrar a data, será realizada na unidade, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, a 7ª Semana Científica - 70 anos de Saúde Pública. O evento visa possibilitar a atualização profissional dos servidores da unidade e, desta forma, oportunizar o avanço na qualidade e eficiência dos serviços prestados à população de todo o Estado. O momento será composto por palestras, rodas de conversa e atividades artísticas.

As palestras, que têm como temas questões inovadoras, serão ministradas por pesquisadores com vasta experiência na área. Às 9h30 desta terça-feira, 28 de novembro, está prevista a apresentação da conferência “Presente e futuro da nanotecnologia”, por Thais Leide Nascimento. Já às 14h30 do mesmo dia será ministrada a palestra sobre o tema “Construir soluções. O que te impede?”, por Maria Inês Pinheiro Costa. No dia 30 de novembro acontecerá a conferência sobre “O Papel do laboratório de Saúde Pública no SUS”, às 9 horas e às 14h30, ministrada por André Luiz de Abreu, da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde do Ministério da Saúde.

Modernização

Em 70 anos, o Lacen deu um significativo salto de qualidade e de modernização. Quando foi estruturado, em 1947, e nas décadas seguintes, tinha a competência e atuava essencialmente no atendimento à demanda espontânea dos cidadãos goianos, realizando exames de análises clínicas. Com o advento da Reforma Sanitária, movimento brasileiro realizado em meados da década de 1970 em prol da saúde coletiva que culminou com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde promoveu profundas mudanças que alteraram o perfil do Lacen. A partir de então, o laboratório passou a  realizar procedimentos de média e alta complexidade, atividades preventivas, de monitoramento, capacitação, descentralização  do diagnóstico das doenças  e agravos de notificação compulsória, dentre outras.

Hoje, totalmente integrado com a Vigilância em Saúde, o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros é responsável pela descentralização de procedimentos diagnósticos para a Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública, facilitando assim o acesso ao usuário do SUS e parceiros do interior do Estado. Presta excelente serviço no monitoramento da qualidade de alimentos, medicamentos e correlatos, toxicologia, monitoramento da água para consumo humano, dos centros de hemodiálise, produtos e serviços sujeitos à fiscalização sanitária.

O Lacen tem potencial de se tornar um laboratório pré-qualificado pela Organização Panamericana de Saúde/Organização Mundial de Saúde no que tange ao monitoramento da qualidade dos medicamentos. Em atendimento à Vigilância Epidemiológica, o Lacen tem trabalhado arduamente para melhorar o tempo de resposta a doenças emergentes e reemergentes como zika, febre amarela, dengue, chikungunya, influenza, mayaro que tanto tem alarmado a população, capacitando seus técnicos nos Laboratórios de Referência Nacional, Centros Colaboradores e outras instâncias autorizadas pelo Ministério da Saúde dentro do contexto da Vigilância em Saúde.

O escopo de ações do Lacen abrange as áreas de Biologia Molecular, Entomologia, Imunoparasitologia, Bacteriologia, Micologia, Micobactérias, Virologia e Genética. O acesso do usuário do SUS foi facilitado com a introdução do Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial, ferramenta de tecnologia de informação desenvolvida pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde (CGLAB) em parceria com o Departamento de Informática (DATASUS), ambos do Ministério da Saúde.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.