Balanço parcial da campanha de multivacinação - mais de 100 mil doses aplicadas

As vacinas aplicadas foram contra formas graves de tuberculose, hepatite A e B, Inlfuenza B, difteria, tétano, coqueluche e coqueluche acelular, paralisia infantil, rotavirus, pneumonia, meningite C, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e papilomavirus humano. Ao total foram mais 100 mil doses foram oferecidas. Esse número deve aumentar porque muitos municípios precisam atualizar o sistema indicando a quantidade total de vacinas aplicadas.

“Como é uma campanha que não tem meta trabalhamos com o número de adolescentes e crianças que compareceram e, destes, fizemos avaliação de quem precisava atualizar o cartão. No caso das crianças, mais de 60% estavam com o cartão em dia e dos adolescentes em torno de 60% estavam com o cartão desatualizado”, explica Lis Jane, técnica em Saúde da SES.

Para a campanha foram distribuídos 959 postos fixos localizados em todo o território goiano. O objetivo da campanha foi atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos, completando o esquema de imunização.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com as secretarias municipais de Saúde, realizaram entre os dias 11 e 22 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação. Em um balanço parcial foram registrados 37.535 mil crianças vacinadas. No grupo de adolescente, 21.951 foram imunizados contra diversas doenças.