Conferência debate problemas de saúde em São Luís de Montes Belos

Trabalhadores da Saúde, gestores e representantes de entidades civis do oeste goiano reuniram-se nesta terça-feira, 22 de agosto, em São Luís de Montes Belos, com o desafio de alinhar as propostas para a melhoria das condições de saúde da população.

Com este objetivo, está sendo realizada no auditório do campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG) a Conferência de Vigilância em Saúde da Região Oeste 2.

A abertura solene do evento contou com a participação do prefeito de São Luís de Montes Belos, major Eudecírio Silva, do secretário do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes e da gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, Tânia Vaz – que representou a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Cecília Martins Brito -, entre outras autoridades.

Realizada com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, a Conferência de Vigilância em Saúde da Região Oeste 2 conta com a participação de representantes dos 13 municípios que integram a região. Em seu pronunciamento, Tânia Vaz destacou que a realização das Conferências Regionais é de suma importância para a estruturação de uma Política Estadual de Vigilância em Saúde.

“Trabalhamos para oferecer melhores condições de saúde à população. A Vigilância só será plena com a participação social”, enfatizou, ao assinalar que para que isso aconteça, é fundamental que gestores e profissionais da área da saúde conheçam os agravos e as principais demandas dos moradores. É conhecendo os problemas, conforme disse, que os responsáveis por executar ações de saúde vão desenvolver os mecanismos para superá-los.

As Conferências Regionais de Vigilância em Saúde tiveram início no dia 1º de agosto e prosseguem até 13 de setembro nos municípios-sede das 18 Regiões de Saúde do Estado. Como em todos os evento, os itens propostos no grande debate em São Luís de Montes Belos serão levados para as discussões na Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, prevista para ser realizada em setembro.