Luziânia é palco de conferência de Vigilância em Saúde

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), em Luziânia, será palco de debates sobre os principais agravos na área de vigilância em saúde que necessitam de intervenções por parte do poder público.

Acontece nesta sexta-feira, 18 de agosto, no IFG, a Conferência de Vigilância em Saúde da Região Entorno Sul. O grande evento reunirá gestores municipais, profissionais de saúde, parlamentares, representantes de entidades civis e da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

As Conferências Regionais de Vigilância em Saúde estão sendo efetivadas pela SES-GO em parceria com o Conselho Estadual da Saúde, vinculado à SES-GO. Serão contempladas com os debates as 18 Regiões de Saúde do Estado. As conferências tiveram início no dia 1º de agosto e prosseguem até 13 de setembro. Até o momento, tais eventos foram realizados nas Regiões de Saúde Norte, com sede em Porangatu, Serra da Mesa (Uruaçu), Entorno Norte (Formosa), Nordeste 2 (Posse), Nordeste 1 (Campos Belos), São Patrício 1 (Ceres) e São Patrício 2 (Goianésia).

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Maria Cecília Martins Brito, acentua que as Conferências Regionais tem o propósito de definir, com o aval de representantes de toda a população, as principais demandas da região para a composição da Política Nacional de Vigilância em Saúde. Além disso, as Conferências Regionais de Vigilância em Saúde, conforme a superintendente, também representam uma oportunidade para maior visibilidade do papel desempenhado pela Vigilância em Saúde.

Na programação da Conferência de Vigilância em Saúde da Região Entorno Sul está prevista a realização de uma palestra sobre o tema Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS público e de qualidade; Análise da situação de saúde. Também serão realizados debates em grupos sobre O lugar da vigilância em saúde no SUS; Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde; Saberes, práticas, processos de trabalho e tecnologias na vigilância em saúde e, ainda, Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das desigualdades sociais em saúde.

A Região de Saúde Entorno Sul é composta por sete municípios que, juntos, abrigam 812.707 habitantes. Além da sede, Luziânia, compõem a região os municípios de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

Evento – Conferência de Vigilância em Saúde na Região Entorno Sul

Data – 18 de agosto – sexta-feira

Horário – 8 horas às 17 horas

Local – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)