Acidente por animais peçonhentos é tema de capacitação

Profissionais de Saúde do Centro de Informações Toxicológicas (CIT) da Secretaria de Estado da Saúde realizarão nesta quinta-feira, dia 17, a “Capacitação em Assistência ao Acidentado por Animais Peçonhentos”.

O evento acontece no Hotel Go Inn, das 8h às 17h, na Av. Goiás Norte, n°2151, Setor Norte Ferroviário. O objetivo é capacitar profissionais da vigilância e assistência das Secretarias Municipais de Saúde ligados às Regionais de Saúde Central e Centro-Sul.

A meta é tornar aptas as equipes desses servidores de saúde dos municípios, cuja função é fornecer informação e orientação sobre o diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção dos acidentes por animais peçonhentos, bem como realizar a vigilância epidemiológica nas localidades em que residem.

Cerca de 120 profissionais de diversas categorias participam do curso, com o compromisso de multiplicar as técnicas aprendidas, além de contribuir na qualidade das atividades rotineiras desenvolvidas. Atuarão como instrutores do curso um médico, uma enfermeira e uma médica veterinária do Centro de Informação Toxicológica.

Segundo a equipe responsável pelo Programa, a frequência de acidentes por animais peçonhentos, em especial escorpiões, tem aumentado com crescimento na incidência de óbitos, especialmente menores de 10 anos, em decorrência da proliferação destes animais em várias regiões do país.

"Diante disso, o conhecimento sobre as características das espécies peçonhentas é fator determinante para a diminuição das condições favoráveis à proliferação destes animais, principalmente em áreas urbanas, como é o caso das aranhas e escorpiões", diz a coordenadora do CIT, Dilza Diniz Dias.

O Centro tem realizado inúmeros treinamentos a médicos e enfermeiros em todo o Estado, no intuito de melhorar a assistência aos acidentados não só por escorpiões, mas por quaisquer animais peçonhentos.

Esse órgão que coordena o Programa de Vigilância de Acidentes por Animais Peçonhentos no Estado desenvolve ações de vigilância epidemiológica, capacitação, pesquisa, distribuição de soros antiveneno. Sobre intoxicações a diversos profissionais de saúde e à população, o plantão 24 horas é pelo número 0800 6464 350.