Saúde estadual e Celg firmam parceria no combate ao Aedes

Na próxima segunda-feira, 31, às 8h30, no auditório da Celg “D” - rua 02 s/n Jardim Goiás - o coordenador geral de vigilância e controle ambiental de vetores da SES-GO, Marcello Rosa, treinará os leituristas da empresa para participarem do projeto. Cerca de 300 funcionários que atuam em Goiânia participarão do curso.

O projeto já é realizado nos estados do Ceará e do Rio de Janeiro. Assim como os agentes de saúde, os leituristas possuem contato com os moradores e podem enviar informações que serão utilizadas pelo município no controle e monitoramento do Aedes. A ação terá início em Goiânia e será estendida a outros 235 municípios goianos.

Os leituristas observarão, por exemplo, possíveis focos em entulhos, fossas e caixas d’águas destampadas. Os funcionários podem também captar informações sobre número de pessoas com suspeita de terem contraído dengue, zika e chikunguya, auxiliando o sistema de monitoramento da prefeitura com informações que poderão ser utilizada futuramente na comparação de dados do mapeamento das doenças.

Marcello Rosa afirma que o projeto incentiva a participação da comunidade no combate ao mosquito. “O importante é que teremos mais 300 pessoas que atuarão como vigilantes contra os focos”, observa.

Na capital, os dados coletados serão levados para o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS), e serão inclusos em mapas. “A partir das informações coletadas pelos leituristas será possível cruzar dados que foram fornecidos pelos agentes de endemias da prefeitura”, explica Marcello Rosa.

A Celg Distribuição – CELG e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) serão parceiras em ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. O projeto “Mapeamento de foco da dengue por meio de leituristas” utiliza os profissionais responsáveis por fazer a leitura do consumo de energia nos imóveis, no monitoramento do foco do mosquito e de casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya.