Crianças de Novo Gama aprendem como combater Aedes aegypti

A Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) começou a desenvolver nesta segunda-feira, 17 de abril, em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, o projeto Educação em Saúde nas Escolas. A iniciativa, que tem como enfoque principal o repasse de informações sobre o Aedes aegypti e a prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito, está sendo realizada hoje na Escola Municipal D’Alva VI, no Bairro Pedregal, contemplando 408 crianças matriculadas na primeira fase do ensino fundamental. Até quinta-feira, a ação será efetivada como projeto piloto em outras três unidades de ensino, beneficiando ao todo cerca de 1,5 mil estudantes do município. O projeto Educação em Saúde na Escola é desenvolvido pela Suvisa em parceria com as secretarias municipais da Saúde e da Educação, Secretaria Estadual da Educação, Regional de Saúde Entorno Sul e com o Corpo de Bombeiros. Para os alunos, a efetivação do projeto é sinônimo de aprendizado e alegria. Divididas em grupos, as crianças participam, inicialmente, de uma exposição sobre o Aedes e as principais medidas para combatê-lo. Depois, assistem a vídeos que abordam de forma sucinta e educativa a questão. Na sequência, veem na prática como ocorre a transformação do mosquito e as condutas corretas e erradas que devem ser adotadas nas casas e nos quintais.

Com o intuito de repassar as informações de forma lúdica, a equipe da Suvisa levou para demonstrar aos alunos recipientes com larvas do inseto e maquetes nas quais as crianças visualizam caixas de água tampadas e destampadas, piscinas cobertas e desprotegidas, lixos acondicionados e dispostos ao chão, entre outros exemplos de condutas. “Consideramos que a criança é, acima de tudo, um grande incentivador dentro de casa”, pontua a coordenadora-geral de Educação e Comunicação em Vigilância em Saúde, Maristella Vieira dos Santos Sasse. Também são demonstrados aos alunos os principais vetores de doenças e animais peçonhentos, em especial escorpiões e cobras. A prefeita de Novo Gama, Sônia Chaves, destaca a importância de as crianças receberem informações precisas e técnicas sobre a prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes. Ela destaca que o projeto representa o pontapé para a efetivação de outras ações de combate ao mosquito em todo o município, em função do elevado número de casos de dengue. A diretora da Escola Municipal D’Alva VI, Lenice Félix Medeiros, enfatizou que se sente emocionada pelo fato de a unidade ser contemplada com a iniciativa. “A criança tem o importante papel de conscientizar toda a família para a limpeza correta de suas casas”, assinalou. Depois desta semana, o projeto será replicado por componentes do 5º Batalhão Bombeiro Militar e das Secretarias da Saúde e Educação nas 33 escolas municipais e nas 7 unidades de ensino estaduais. A iniciativa também será desenvolvida sob a coordenação da Suvisa nos demais municípios que integram a Regional de Saúde Entorno Sul.