Projeto em Vigilância investiga saúde de trabalhadores em Postos de Combustíveis

Os trabalhadores goianos que atuam nos postos de Saúde são alvo de investigação e pesquisa da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás (Suvisa). Pelo projeto, denominado Vigilância da Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental das Populações Expostas ao Benzeno em Goiás, serão vistoriados, mensalmente, postos de combustíveis em cidades escolhidas para a pesquisa. O objetivo é garantir a Saúde dos trabalhadores desses estabelecimentos e do meio ambiente.

A cidade de Anápolis foi a primeira a receber a visita dos agentes de vigilância sanitária. Foram 12 postos de revendas de combustíveis a varejo vistoriados, 12 gerentes notificados e mais 32 funcionários que receberam esclarecimentos contra os perigos da exposição ao benzeno. A substância química está presente nos combustíveis, que conforme exposição pode levar a diversos danos à Saúde, inclusive leucemias.

O projeto atua em parceria com as Vigilâncias Sanitárias Municipais, Vigilâncias Ambientais, Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Regionais de Saúde, Secretarias de Meio Ambiente dos municípios, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MTE) e Ministério Público Estadual (MP-GO).

“Esse levantamento tem como propósito implantar ações de intervenção nos processos e nas condições de trabalho dos trabalhadores e da população exposta ao benzeno”, diz Sander Silva, coordenador de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SES.

Durante a inspeção em Anápolis, em setembro, foram verificados a ausência de documentos de monitoramento da saúde dos trabalhadores dos postos visitados, falta de informações sobre os riscos do benzeno e a exposição a ele para a saúde dos frentistas, estrutura física deficiente que permite uma maior inalação do produto nas bombas, acondicionamento inadequado de combustíveis que vazam das bombas e poluem o meio ambiente e rachaduras em pisos que levam ao escoamento de combustível que, notadamente, vaza para o lençol freático.

O benzeno é considerado a quinta substância de maior risco à saúde e possui concentração tolerável de 1% nos combustíveis. Segundo programa das Nações Unidas de Segurança Química, além da gasolina, é encontrado em aditivos e óleos lubrificantes, que são os principais produtos comercializados nos postos de revendas de combustíveis a varejo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), não existe limite seguro para substâncias carcinogênicas, a exemplo do benzeno.

Durante abordagem, os dados coletados e as informações serão utilizados como ferramentas para a construção de conhecimentos específicos na área, elaborar propostas e recomendações que priorizem ações de intervenção, promoção, prevenção proteção, monitoramento e controle de riscos e agravos, com a finalidade de obter melhorias nas condições de saúde e segurança dos trabalhadores de postos de combustíveis e da população exposta ao benzeno.