Saúde avança nas metas do Goiás Mais Competitivo

Secretário Leonardo Vilela informou que o prontuário eletrônico Siga Mamãe está implantado nos 246 municípios goianos

O governador Marconi Perillo reuniu, na última terça-feira (2/8), auxiliares que integram o programa Goiás Mais Competitivo para avaliar o cumprimento das metas do governo. O encontro, realizado na Sala de Situações do Governo, no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT), em Goiânia, teve a participação dos secretários de Estado, presidentes das empresas, agências e autarquias e os executivos públicos que integram o projeto.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) foi considerada órgão de destaque do encontro, tendo em vista o planejamento e a execução de suas ações, promovendo a intersetorialidade e a realização de parcerias com outras instâncias governamentais, Ministério Público, Poder Judiciário, organizações sociais e sociedade civil.

Ressaltou-se, também, a articulação com os municípios goianos e repercussão positiva da divulgação do programa para outros entes federados, na Assembleia Geral do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília.

O secretário da Saúde, Leonardo Vilela, falou sobre os avanços obtidos pelos projetos Siga Bebê e Mais Saúde para Goiás, que fazem parte do eixo de qualidade de vida do Goiás Mais Competitivo. O objetivo é o de garantir a saúde da gestante e das crianças menores de um ano de idade e a reestruturação da Atenção Primária em Saúde (APS).

Leonardo Vilela informou que uma das entregas do projeto, o Siga Mamãe, módulo do Sistema de Informação Integrado da Gestão da Atenção à Saúde (SIGA SAÚDE), que visa acompanhar gestantes atendidas pela rede pública de saúde construindo um prontuário eletrônico único, já está implantado nos 246 municípios goianos, depois do treinamento de 429 técnicos das Regionais de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde.

Esse recurso, totalmente virtual, permite ao município identificar as gestantes residentes na cidade e acompanhá-las de perto, a fim de garantir o acesso aos cuidados durante o período gestacional. Por meio dos registros das informações de rotina da mãe, serão monitoradas enfermidades e ocorrências, exames realizados, avaliações de consultas, entre outras ações que permitirão verificar a qualidade de vida da gestante. Hoje, para se garantir uma gestação saudável e minimizar riscos de mortes de bebês recém-nascidos, a gestante deve realizar, no mínimo, sete consultas de pré-natal e uma odontológica.

O secretário da Saúde também informou que o referido sistema faz parte do Siga Bebê, um programa com a meta de reduzir as taxas de mortalidade infantil e promover a saúde da mulher.

A SES-GO realizou, também, um encontro com os prefeitos das 30 cidades prioritárias para apresentar as ações a serem desenvolvidas com o objetivo de reduzir a taxa da mortalidade infantil no Estado para 10,6 até 2018. O índice atual é de 12,8 óbitos por mil nascidos vivos.

Entre as ações do Siga Bebê estão promover a atenção integral às mulheres no planejamento sexual e reprodutivo, a assistência ao pré-natal, no parto, ao puerpério e ao recém-nascido. Assim como aparelhamento dos transportes neonatais e aquisição de equipamentos para salas de parto e unidades hospitalares com atendimento pré-natal. E, ainda, monitorar a situação epidemiológica das infecções transmitidas pelo Aedes aegypti e outras doenças, além de garantir o diagnóstico e tratamento precoce para as doenças congênitas, envolvendo gestantes e recém-nascidos.

Idealizado pelo Governo de Goiás, o programa foi classificado como inovador e corajoso pelos participantes, principalmente por envolver Estado e municípios, incluindo a Saúde como fator de competitividade.