Evento da Vigilância Sanitária reúne mais de 100 profissionais do Brasil

Reunião com representantes das Vigilâncias Sanitárias de todo país movimentaram o palco de discussões sobre o tema em evento realizado nesta sexta-feira, em Goiânia. Para a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Maria Cecília Brito, o momento é para comemoração e reflexão. “Lembramos que ano passado foi instituído, pelo Congresso Nacional, o Dia Nacional de Vigilância Sanitária, celebrado todo dia 5 de agosto, e estamos transformando esse dia para discutir quais os rumos devemos tomar para garantir cada vez mais a segurança à nossa população”, disse Maria Cecília.

Segundo a superintendente, foram convidados para palestrar profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. “Estamos comemorando tudo o que fizemos no passado. Todas as transformações que produzimos quanto à melhoria do parque produtivo, à melhoria dos restaurantes, dos hospitais e Bancos de Sangue, por exemplo. Tudo isso obra do trabalho constante da vigilância no Brasil. É motivo de comemoração”, pontuou.

Para o Diretor de Vigilância Sanitária do município de Goiânia, Edson Cândido, o evento chama a atenção da sociedade para a vigilância sanitária em todo o país, com leque de discussões muito importantes não só para os profissionais de vigilância, mas para toda a sociedade. “Chamamos a atenção para a importância de estar vigilante aos aspectos sanitários que nós encontramos no dia a dia. Quer seja num restaurante, numa farmácia, hotel ou clínica estética. Cada papel será discutido com perspectiva de melhorar ainda mais o sistema que cuida de todos os processos para levar e oferecer produtos com segurança para as pessoas”, avaliou.

Palestras com temas alusivos à Vigilância Sanitária, ministradas pelo técnico de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Santos (SP), Luiz Antonio Dias Quitério, e pela coordenadora da área de Fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, Cláudia Passos G. Rabelo, fizeram parte da programação. Também foram realizados debates em grupos sobre Descentralização e Planejamento, Inspeção e Monitoramento e a Vigilância Sanitária e a Sociedade.

A Lei 13.098 estabelece que no Dia Nacional da Vigilância Sanitária deverão ser realizadas atividades comemorativas em todas as esferas de governo e em parceria com outras instituições, públicas ou privadas, incluindo entidades civis, com o objetivo de promover a conscientização da população sobre os temas relacionados com a vigilância sanitária.