SES lembra Dia Mundial Sem Tabaco com ação no Palácio Pedro Ludovico Teixeira nesta terça-feira

Para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, a Coordenação de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco para Câncer da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) realizará nesta terça-feira ação especial no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT). O evento terá a parceria do Sesc.

De acordo com dados do Vigitel - Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico, do Ministério da Saúde, 10,8% dos brasileiros são fumantes. De 2006 para cá, houve uma baixa de 30,7% no número de usuários (de 15,6% para 10,8%).

Para especialistas, essa queda ocorreu por conta da regulamentação de leis antifumo, a proibição de propaganda de cigarros, as campanhas de esclarecimento dos malefícios e o atendimento no SUS aos que desejam parar de fumar. Mas ainda é necessário que grupos vulneráveis, especialmente crianças e adolescentes, sejam alvo de ações maciças de prevenção.

O objetivo da ação no PPLT é realizar abordagem de pessoal sobre os malefícios do tabagismo e aplicar testes que aferem a concentração de monóxido de carbono (CO), que é tóxico à saúde e é liberado através da queima de combustíveis como carvão, lenha, derivados de petróleo ou quando o fumante acende o cigarro. O exame é simples e consiste em realizar manobra de inspiração e expiração em monoxímetro.

A Coordenação Estadual de Controle do Tabagismo realiza, periodicamente, ações de aconselhamento, palestras e testes em empresas. Esse mês, vários municípios vão receber esse trabalho.

A poluição atmosférica, o fumo passivo, a exposição ocupacional e o tabagismo ativo são exemplos de fontes de exposição ao CO. No corpo humano, o CO reduz a capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue até os tecidos, causando problemas ao sistema cardiovascular e nervoso, entre outros.

Tabagismo

O dia 31 de maio é lembrado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar a população sobre os riscos do tabagismo e defender as políticas para reduzir o consumo de tabaco. Para 2016 a OMS definiu o tema “Embalagens Padronizadas de Tabaco” para ser trabalhado internacionalmente.

Embalagem padronizada significa que todas as embalagens de cigarro e outros produtos de tabaco passam a ser iguais, seguindo um padrão definido pelo governo, que determina forma, tamanho, modo de abertura, cor, fonte, mantendo-se apenas o nome da marca.

A embalagem padronizada é livre de logotipos, design e textos promocionais. “Também são mantidas as advertências sanitárias sobre os malefícios do tabagismo, exigidas pelo Ministério da Saúde, e o selo da Receita Federal”, como explica a coordenadora de Controle do Tabagismo, Selma Tavares.

Importância de padronizar embalagens:

· Reduzem a atratividade e o apelo dos produtos de tabaco para os consumidores, particularmente os jovens;

· Aumentam a visibilidade e a efetividade das advertências sanitárias obrigatórias;

· Reduzem a capacidade das embalagens de confundirem os consumidores sobre os efeitos prejudiciais à saúde associados ao tabagismo;

· Enfraquecem as técnicas de marketing e design utilizadas pela indústria nas embalagens, que possam sugerir que alguns produtos de tabaco são menos nocivos que outros.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.