Servidores da Suvisa conhecem projeto SIGA Saúde Goiás

Na última sexta-feira (08/04), o projeto SIGA Saúde Goiás foi apresentado para servidores técnicos e administrativos da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa/SES-GO), na sede do Conselho Estadual de Saúde, em Goiânia. A equipe da Suvisa pode conhecer os benefícios do sistema e de que maneira este projeto está sendo utilizado no Estado.

Um dos assuntos discutidos durante o encontro foi o SIGA Bebê, projeto em fase de estruturação que vai se integrar aos serviços do SIGA Saúde Goiás. “A proposta essencial do SIGA Bebê é o acompanhamento da gestante e do bebê até um ano”, lembrou a superintendente da Suvisa, Maria Cecília Brito, destacando que o objetivo é fazer a vigilância do óbito materno/infantil e fortalecer a atenção primária.

De acordo com a gerente do projeto SIGA Saúde Goiás, Luiselena Luna, será apresentado um cronograma para expandir a todos os 246 municípios do Estado o uso do módulo pré-natal, que vai acompanhar a gestação dentro do SIGA Saúde. “Outro módulo do SIGA Saúde que também ajudará a vigilância do óbito infantil é o acompanhamento da imunização dos bebês”, explicou Luiselena. Participou também da apresentação a coordenadora do projeto SIGA Saúde Goiás, Diana Guimarães.

Entre as dúvidas dos participantes estavam as ações de regulação. Luiselena afirmou que, em princípio, o sistema não vai sanar todos os problemas, mas vai identificar claramente onde está a desorganização através de dados e indicadores. Durante a reunião, a gerente lembrou ainda que todos os projetos da Secretaria de Estado da Saúde se convergem, entre eles o Conecta SUS, Mais Saúde, SIGA Bebê e SIGA Saúde.

A superintendente da Suvisa, Maria Cecília, exaltou a importância do projeto SIGA Saúde para o Estado. “É mais do que um sistema de informação, é uma proposta moderna, transdisciplinar e pode se tornar um grande agente transformador da vigilância sanitária”, pontuou.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.