Força-tarefa Goiás contra o Aedes chega a Anápolis e outros 33 municípios nesta quinta-feira

Mais uma edição da força-tarefa Goiás contra o Aedes acontece, nesta quinta-feira (25/02), em Anápolis. A concentração acontece às 7h30, na Avenida Estado, esquina com o Bairro Recanto do Sol. Desta vez a operação contará com reforço da Patrulha Goiás contra o Aedes, oferecida pelo governo do Estado e que disponibiliza máquinas pesadas para retirada de entulhos e objetos concentrados em maior quantidade em lotes baldios. Além de Anápolis, a operação acontecerá simultaneamente amanhã em outros 33 municípios goianos.

A Patrulha atuará em todo o Estado com 60 caminhões, 12 motoniveladoras, 12 escavadeiras hidráulicas, 12 pás carregadeiras, 12 carros e quatro caminhões prancha, por meio da Frente de Apoio ao Desenvolvimento Municipal, a Patrulha do Desenvolvimento.Todo esse aparato será utilizado em ajuda às equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, agentes de Saúde, agentes de Combate às Endemias e voluntários.

A ação Goiás contra o Aedes foi lançada em dezembro após o governo decretar estado de Emergência Sanitária em Goiás por conta do número de registros nacionais e regionais de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – zika, dengue echikungunya.

Com a operação, Goiás tem sido referência para autoridades em saúde pública no país. As equipes já estiveram emtodos os 246 municípios goianos, onde mais de 2 milhões de imóveis receberam visitas do Corpo de Bombeiros militar, agentes de endemias e comunitários de saúde e voluntários. No total, 1 milhão 582 mil imóveis foram trabalhados, 467 mil estavam fechados e foram encontrados e eliminados focos em cerca de 50 mil.

De acordo com o Comandante da Operação em Anápolis, o Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás Ricardo Silveira, já foram trabalhados no município 7.447 imóveis, dos cerca de 150 mil existentes.Destes, foram encontrados 1.283 imóveis fechados e focos em 108 imóveis. “Anápolis tem a mesma problemática das grandes cidades: a extensão do município e a quantidade de imóveis. Não é possível visitar todos de uma só vez. O trabalho será continuado”, diz.

A estratégia utilizada em Anápolis será de ataque a pontos mais críticos, onde foi registrado o maior número de casos de dengue. “Assim, vamos isolar essas áreas mais afetadas”, explicou o Tenente-Coronel.

Na ação desta quinta serão realizadas visitas em cerca de seis mil imóveis em Anápolis, dentre casas, prédios comerciais e lotes. De acordo com o Boletim da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Anápolis já notificou, nas primeiras sete semanas do ano, 3.477 casos de dengue.