Manejo Ambiental e formação de Grupos Executivos Intersetoriais

Manejo ambiental

O manejo ambiental deve ser atividade rotineira no município. Caracteriza-se pela articulação intersetorial entre o órgão de saúde e outros da esfera municipal, para realizar melhorias imediatas relacionadas ao saneamento básico, principalmente de coleta de lixo e de fornecimento regular de água tratada, evitando que se formem criadouros. Providências pela destinação de resíduos sólidos especiais, como os pneus e gestão de ecopontos.

O manejo ambiental aplicado ao controle de Aedes aegypti consiste na adoção de medidas de manipulação do ambiente com objetivo de reduzir a oferta de criadouros ao vetor. As atividades de manejo ambiental devem ser compatíveis com os depósitos predominantes em cada estrato apontados no último LIRAa. Na fase de planejamento deve-se articular com outras esferas do município as atividades mais eficientes a serem realizadas, uma vez que o enfrentamento dos diferentes nichos oportunamente ocupados pelo vetor freqüentemente perpassa o setor saúde.

- Nota Técnica n. 02/2013 SES-GO – Instruções para a realização de manejo ambiental como atividade de rotina no combate as endemias.

Grupos executivos

A criação dos grupos executivos intersetoriais de combate a endemias é preconizada de modo a formalizar a articulação entre os parceiros envolvidos, para as medidas do manejo ambiental e demais assuntos, incluindo a educação formal e o planejamento urbano, por exemplo. Recomenda-se que seja instituído através de decreto municipal, como na minuta adiante.

Minuta de decreto para criação de Grupos Executivos nos municípios
Planilha auxiliar para pauta do Grupo Executivo